João Henrique Catan é hoje o mais jovem deputado estadual de MS

Imagem: Com apenas 30 anos de idade, o advogado foi eleito com campanha focada nas mídias sociais
Com apenas 30 anos de idade, o advogado foi eleito com campanha focada nas mídias sociais
01/02/2019 - 09:27 Por: Juliana Barros | Marinez Benjamin – Assessoria de Comunicação – [email protected]   Foto: Luciana Nassar / Wagner Guimarães / Victor Chileno

João Henrique Catan (PR), de apenas 30 anos, é um dos mais jovens candidatos a conquistar uma cadeira na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul. Foram 11.010 votos computados, sendo 4.943 em Campo Grande e 4.172 em Paranaíba, onde estavam suas bases de campanha. Ele e mais 23 deputados estaduais eleitos e reeleitos em outubro do ano passado tomaram posse hoje (01.02) dos seus respectivos cargos, durante sessão solene realizada na manhã desta sexta-feira no plenário deputado Júlio Maia.

Os trabalhos que marcaram o início do ano legislativo foram conduzidos pelo deputado Onevan de Matos (PSDB), que durante seu discurso de abertura ressaltou o fenômeno das mídias sociais no processo eleitoral, que, segundo ele, fez grande diferença e trouxe uma importante renovação para a Assembleia, com a juventude bem representada por novos deputados.

João Henrique é um desses novos representantes, que viu suas campanhas – para vereador em 2016 e para deputado estadual em 2018 – ganharem força e destaque por apresentarem uma proposta diferente, com foco nas redes sociais. “Mostramos que é possível fazer uma campanha de baixo custo, atingir as pessoas e o principal, ouvi-las. Para ser um bom representante do estado, eu preciso saber quais suas necessidades e as mídias sociais auxiliam muito neste contato mais dinâmico e eficaz com a população”, destaca o deputado.

Durante a solenidade de hoje, Catan participou da escolha do novo comando da Assembléia Legislativa de Mato Grosso do Sul, em sessão extraordinária, através de votação nominal e aberta, conforme preconiza o Regimento Interno da Casa. A disputa ocorreu com chapa única e, por maioria de votos, Paulo Correa foi eleito o novo presidente.

Durante a votação, João se manifestou da seguinte forma: “Senhor Presidente, seguindo as orientações do regimento, que me faculta a declaração individual dos votos, voto para presidente no deputado Paulo Correa, voto para 1º vice-presidente no deputado Eduardo Rocha Tebet, voto para 2º vice-presidente no deputado Neno Razuk, voto para 3º vice-presidente no deputado Antônio Vaz, voto para 2º secretário no deputado Herculano Borges, voto para 3º secretário no deputado Pedro Kemp e aqui, uma grata surpresa de poder votar mais uma vez no presidente Jair Messias Bolsonaro, na pessoa do capitão Contar e do coronel Davi”. 

Todos os deputados escolhidos para compor a Mesa Diretora da Assembléia fazem parte do grupo chamado G10, formado por João Henrique e seus colegas Lucas de Lima (SD), Coronel David (PSL), Renan Contar (PSL), Evander Vendramini (PP), Gerson Claro (PP), João Henrique Catan (PR), Neno Razuk (PTB), Antônio Vaz (PRB) e Londres Machado (PSD). Por formar a maior bancada da casa, o grupo deve participar também de todas as comissões da Assembléia, incluindo a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), uma das mais importantes, que deverá ser presidida por João, de acordo com a indicação regimental do grupo feita em sua última reunião. 

Ao final da sessão, João Henrique afirmou que continuará trabalhando em todo seu mandato como fez em sua campanha, nas ruas e nas redes sociais, interagindo com a população e ouvindo suas reivindicações. “Ouço de muitas pessoas nas ruas que essa proximidade conta muito na hora da escolha. Esse contato é importante para que me conheçam e possam me questionar, tirando suas dúvidas e fazendo suas sugestões e pedidos. Esse trabalho foi um de nossos diferenciais na campanha que nos ajudou a trazer essa conquista e que agora terá continuidade”, destaca.

Com a solenidade de hoje, foi oficialmente instituída a 11ª Legislatura do Parlamento Estadual. Os trabalhos terão início na próxima segunda-feira (4), conforme dispõe o Regimento Interno da Casa de Leis, quando será aberta a 1ª Sessão Legislativa.

 

Perfil

João Henrique começou a trabalhar cedo, com apenas 14 anos, como menor aprendiz. Aos 19 anos foi para São Paulo cursar direito no Instituto Presbiteriano Mackenzie e hoje é advogado atuante e pós-graduando pela PUC-SP. Recentemente finalizou também um curso de Ciências Políticas em Yale, nos Estados Unidos. Em 2016 foi candidato a vereador pelo município de Campo Grande e obteve 2.629 votos, ficando como terceiro suplente do seu partido. Eleito deputado estadual nas ultimas eleições, João Henrique Catan tomou pose do cargo na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul em 01 de fevereiro de 2019.

As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.