Brasão da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul
Logo da TVAELMS

Programas

  • COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO, JUSTIÇA E REDAÇÃO (CCJR)

    Nela é analisado o aspecto legal das propostas, se atendem as determinações constitucionais e se sua redação é condizente com o assunto.

  • SESSÃO PLENÁRIA

    As sessões ordinárias da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul são realizadas semanalmente às terças, quartas e quintas-feiras, a partir das 9h. Elas são transmitidas ao vivo pela TV ALEMS no canal 7.2, YouTube e site da Casa.

  • FATOS & OPINIÕES

    O programa aborda os principais assuntos debatidos pelos deputados estaduais na tribuna durante as sessões plenárias da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, mostrando a suas opiniões e repercussões sobre determinados temas.

     

  • ASSEMBLEIA EM DEBATE

    O programa repercute as temáticas das sessões solenes realizadas pelos deputados estaduais em sessões solenes e ainda os temas debatidos nas audiências públicas realizadas no âmbito da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul.

  • JORNAL PARLAMENTAR

    Principal jornal do Poder Legislativo sul-mato-grossense, a atração informa os telespectadores a respeito de tudo que acontece na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, como sessões, reuniões, seminários audiências públicas e comissões.

     

  • PRIMEIRA DISCUSÃO

    O programa Primeira Discussão é exibido ao vivo direto do plenário Deputado Júlio Maia, e repercute os projetos já votados pelos deputados estaduais, assim como as proposições pautadas para a Ordem do Dia das sessões plenárias.

     

  • PERSPECTIVA

    Especialistas convidados pela TV ALEMS falam sobre os principais desafios enfrentados em diversas áreas, como educação, cultura, economia, turismo, entre outras. A atração é um espaço para a troca de informações e conhecimento.

     

  • PONTO DE VISTA

    Ponto de Vista conta com entrevistas que debatem diversas temáticas relacionadas ao universo do Direito, geralmente com participações de advogados, que esclarecem particularidades a respeito de assuntos em destaque regional e nacionalmente.   

     

  • PERSONALIDADES

    Personalidades mostra ao telespectador a trajetória de vida de pessoas que ajudaram a construir a história do Estado, promovendo um resgate de memórias e tempos que se entrelaçam com a construção de Mato Grosso do Sul.

  • TALENTO REGIONAL

    Novos talentos em diferentes estilos musicais são evidenciados no programa Talento Regional, que também conta com entrevistas descontraídas. As edições do programa são produzidas numa parceria entre a TV e Rádio ALEMS.

  • FAZENDO ARTE

    Para valorizar o universo cultural regional, a TV ALEMS implantou na grade de programação o programa ‘Fazendo Arte’, com produções sobre artistas e movimentos culturais artísticos que enriquecem a cultura de Mato Grosso do Sul.

  • FIQUE LIGADO

    Fique Ligado aborda os principais temas ligados a Mato Grosso do Sul e Brasil, permitindo ao telespectador acompanhar assuntos em destaque nas áreas da saúde, habitação, educação, economia, defesa do consumidor e bem-estar social.

     

  • VISÃO PARLAMENTAR

    Nesta atração, os deputados estaduais expõem suas visões a respeito das ações do Parlamento Estadual e discutem os cenários políticos e econômicos de Mato Grosso do Sul e do Brasil, tendo como base os principais acontecimentos.

     

  • DEFENSORIA EXPLICA (parceria TV ALEMS)

    Informativo produzido pela Defensoria Pública em parceria com a TV Alems, com a proposta de promover a educação em direitos e cidadania por meio da divulgação da atuação do órgão.

  • OAB EM DEBATE (parceria TV ALEMS)

    O programa OAB EM DEBATE nasceu de uma parceria da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso do Sul, com a Assembleia Legislativa, que visa oportunizar a sociedade civil, por meio da TV Assembleia, conhecer um pouco do funcionamento da OAB no Estado e da atuação da advocacia.

  • MÉRITO DA QUESTÃO (parceria TV ALEMS)

    Neste programa realizado por meio de parceria entre a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul e o Tribunal de Justiça do Estado, a população fica sabendo sobre as ações desenvolvidas no âmbito do Poder Judiciário.

  • PGE EM AÇÃO (parceria TV ALEMS)

    O PGE em Ação dedica-se a trazer temas relevantes, destacando a atuação dos advogados públicos que compõe a Procuradoria Geral do Estado de Mato Grosso do Sul.

    Programa produzido em parceria com a PGE.

  • SEGURANÇA EM PAUTA (parceria TV ALEMS)

    Mostrar o trabalho da Polícia Civil de MS é o objetivo do Segurança em Pauta. Todas as semanas, temas ligados à segurança pública, direito e vida comunitária são abordados.

    Programa produzido em parceria com Polícia Civil de MS

  • + CIDADANIA (parceria TV ALEMS)

    Pautas ligadas à Secretaria de Estado e Cidadania, com temas que abordam pessoas com deficiência, assuntos comunitários, mulheres, igualdade racial, povos originários, idosos, LGBTQIA+ e Juventude, são destaque.   

  • ARTIGO 5º (TV Justiça)

    Produzido pela TV Justiça, o programa trata de assuntos relacionados ao dia a dia, a partir de trechos do Artigo 5º da Constituição, que versa sobre direitos sociais e individuais, liberdade, segurança, bem-estar, igualdade e justiça.

  • VIVER MELHOR (TV Justiça)

    Viver Melhor é um programa produzido pela TV Justiça e exibido na TV ALEMS, que trata a respeito de bem-estar, qualidade de vida e os progressos da ciência na área da saúde, permitindo ao público se inteirar sobre esses temas.

  • REPORTER JUSTIÇA (TV Justiça)

    Grandes reportagens que buscam aproximar o telespectador de seus direitos, aprofundando o conteúdo sem dificultar o entendimento.

  • COMO FUNCIONA AÍ (TV Justiça)

    O mostra como funcionam as leis em outros países. Quem explica são os cidadãos brasileiros que moram no exterior. Ao final de cada edição é feita uma análise comparativa entre ‘lá e cá’ com um especialista sobre o tema.

  • DOCUMENTARIO JUSTIÇA (TV Justiça)

    Os interprogramas e especiais da TV justiça estão voltados para a prestação de serviços e a promoção da cultura, da cidadania e da preservação do meio ambiente.

     

  • DESCOMPLICANDO (TV Justiça)

    “Descomplicando” é o programa da TV Justiça feito por crianças e voltado para o público infantil. A proposta é incentivar as crianças a conhecerem seus direitos e deveres.

     

  • SE LIGA (TV Justiça)

    Um programa mensal da TV Justiça, que conecta os jovens com seus direitos e mostra quem está fazendo a diferença, por meio do protagonismo em diversas áreas. O programa conta, ainda, com a participação de dois jovens estudantes que tiram dúvidas e de um especialista no assunto.

  • POR DENTRO DO LEGISLATIVO

    Repaginado, agora em formato de ‘videocast’, o Por Dentro do Legislativo reestreia na grade da TV ALEMS com temas voltados aos trabalhos das comissões permanentes e das frentes parlamentares da Casa de Leis sul-mato-grossense. Apresentando entrevistas com os deputados que atuam na liderança destes instrumentos do Legislativo, o programa será conduzido pelos jornalistas Janaina Garcia e Paulo Radamés.

  • VEREADORES EM FOCO (TV CÂMARA CG)

    Conheça os Vereadores eleitos pela população de Campo Grande.

  • PROGRAMAS CMCG (Parceria TV Câmara de CG)

    MAIS MULHERES

    O programa Mais Mulheres, produzido pela Câmara Municipal de Campo Grande, por meio da Procuradoria da Mulher, dá voz a temas voltados às garantias de direitos das mulheres, à luta por igualdade e inclusão em todos os setores.

     

    PALAVRA LIVRE

    Produzido pela equipe de jornalismo da TV Câmara de Campo Grande, o programa Palavra Livre tem a missão de levar ao telespectador diversos temas que envolvem a Capital do Estado de Mato Grosso do Sul.

  • +50 FAZ MUITO BEM (TV CÂMARA SP)

    Produzido pela TV Câmara de São Paulo, o programa aborda temas leves, como beleza e moda para pessoas com 50 anos até assuntos mais delicados, a exemplo das Diretivas Antecipadas de Vontade, Testamento Vital e Cuidados Paliativos.

     

  • ÚLTIMO RECURSO (Parceria TV Superior Tribunal de Justiça)

    Série documental do Superior Tribunal de Justiça (STJ) com decisões protagonistas na vida das pessoas que procuraram o Poder Judiciário como o “último recurso” para terem seus direitos garantidos e preservados.

     

     

     

  • INCLUSIVO (Parceria TV Câmara SP)

    Nesta produção da TV Câmara de São Paulo, a cada edição é exibida uma entrevista sobre a inclusão de pessoas com deficiência na sociedade. Todos os episódios são pensados na acessibilidade dessa população.

  • LEITURAS (Parceria TV Senado)

    Uma produção da TV Senado, o programa funciona no formato de entrevista em que escritores brasileiros e estrangeiros falam sobre as trajetórias e comentam suas obras, salientando o universo mágico da literatura.

  • REDAÇÃO FINAL

    Neste programa, o telespectador fica por dentro dos projetos aprovados em redação final pelos deputados estaduais nas sessões ordinárias realizadas na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul.

     

  • ASSEMBLEIA E VOCÊ

    De uma forma descontraída e interativa, o Assembleia e Você aproxima a população sul-mato-grossense do Parlamento Estadual, mostrando iniciativas institucionais que impactam diretamente a sociedade.

     

  • PAPO LEGISLATIVO

    O “Papo Legislativo!” é um programa descontraído que mostra aos telespectadores sul-mato-grossenses o lado B dos deputados estaduais e como são suas rotinas com a família, quais seus hobbys prediletos, entre outras curiosidades.

     

  • TRABALHOS LEGISLATIVOS

    Neste programa, você confere as audiências públicas, sessões solenes, seminários e reuniões realizados pelos deputados estaduais na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, com temas de interesse da população sul-mato-grossense.  

  • STJ, CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA (Parceria TV Superior Tribunal de Justiça)

    A série audiovisual ‘STJ, Constituição e Justiça’, produzida pelo Superior Tribunal de Justiça, possui conteúdo jurídico sobre normas fundamentais da Constituição e a atuação do STJ e de todo o sistema de Justiça.

  • PALAVRA CRUZADA (Parceria TV Câmara Federal)

    Produzido pela TV Câmara Federal, ‘Palavra Cruzada’ explora as palavras-chave utilizadas no processo de criação de leis que contemplam sociedade. Ajuda o espectador a perceber a complexidade das definições dessas palavras e variações.

  • QUAL A QUESTÃO (parceria TV Câmara Federal)

    Nesta produção da TV Câmara Federal, o programa repercute grandes temas da agenda nacional que impactam o dia a dia das pessoas, com a participação de especialistas e representantes da sociedade civil numa linguagem documental.

     

  • CÂMARA NOTÍCIAS (Parceria TV Câmara CG)

    Informativo produzido pela TV Câmara CG, com informações a respeito dos trabalhos parlamentares dos vereadores campo-grandenses, destacando ações e projetos que vão de encontro aos interesses da população.

  • SESSÃO CÂMARA (Parceria TV Câmara CG)

    As sessões ordinárias da Câmara Municipal de Campo Grande podem ser conferidas na programação da TV ALEMS às terças, quartas e quintas, a partir das 22h. Elas são gravadas e retransmitidas no canal do Legislativo.

  • VOZ DA COMUNIDADE (Parceria TV Câmara CG)

    A TV Câmara de Campo Grande produz o programa, com foco nas demandas da população e mostra como os vereadores ajudam a atender essas reivindicações. A legislação municipal também é evidenciada em reportagens.

     

  • ESTUDIO A (TV Senado)

    Programa de Música Popular Brasileira que mescla entrevistas e músicas gravadas em estúdio, oferecendo ao público uma viagem ao universo musical nacional e todas as suas vertentes. A produção é da TV do Senado Federal.

  • ESPAÇO CULTURAL (TV Senado)

    Os grandes nomes da música popular e instrumental do Brasil e do exterior, em apresentações e entrevistas inéditas, podem ser conferidos pelos telespectadores nessa produção idealizada pela TV do Senado Federal.

  • CIDADANIA  (Parceria TV Senado)

    Cidadania, produção da TV Senado, mostra a diversidade de opiniões e o aprofundamento de temas de interesse geral. Conta com entrevista semanal, com a participação de parlamentares, especialistas ou de representantes da sociedade civil.

  • ECOSENADO (Parceria TV Senado)

    Programa de reportagens produzido pela equipe de jornalismo da TV do Senado Federal, com foco em temas, como meio ambiente, mudanças climáticas, políticas públicas e sustentabilidade.

  • AGENDA ECONOMICA (Parceria TV Senado)

    A visão de especialistas, acadêmicos, intelectuais e parlamentares sobre questões da economia nacional e internacional e o impacto no dia a dia dos brasileiros são amplamente repercutidos nessa produção da TV do Senado Federal.

     

  • EM DISCUSSÃO (Parceria TV Senado)

    O programa que mostra um resumo das principais audiências públicas realizadas nas comissões do Senado Federal é uma produção realizada pela TV Senado e exibida TV ALEMS num sistema de parceria.

  • QUE BRASIL É ESTE? (Parceria TV Senado)

    A TV Senado é responsável pela série “Que Brasil é este?” em que pensadores e lideranças brasileiras falam a respeito dos 200 anos da Independência do Brasil e refletem sobre o passado, presente e futuro.

  • ARGUMENTO (Parceria TV Senado)

    Uma conversa com os senadores sobre os principais assuntos em andamento no Senado Federal, como matérias aprovadas, projetos apresentados, reuniões de comissões, repercussão de fatos nacionais. Produto da TV Senado.

  • MISSA (Parceria TV Aparecida)

    A TV Aparecida transmite todos os dias, ao vivo, diversas celebrações para os devotos de Nossa Senhora Aparecida, trazendo um pouco da Casa da Mãe às suas vidas diariamente. A Missa de Aparecida pode ser também conferida na TV ALEMS.

  • CURTA AGROECOLOGIA (Parceria Canal Saúde FIOCRUZ)

    A produção da Fiocruz em parceria com a Articulação Nacional de Agroecologia (ANA), exibe documentários que divulgam experiências bem-sucedidas em agroecologia e agricultura familiar em territórios rurais.

  • CIÊNCIA E LETRAS (Parceria Canal Saúde FIOCRUZ)

    Debates sobre obras literárias revelam como boas leituras podem render boas conversas, fazendo com que os telespectadores mergulhem no universo da literatura. A produção é uma parceria entre Canal Saúde e Editora Fiocruz.

  • DOCUMENTÁRIOS (Parceria Canal Saúde FIOCRUZ)

    A série de documentários do Canal Saúde, ligado à Fiocruz, destaca descobertas de cientistas brasileiros renomados, sujeitos do Sistema Único de Saúde (SUS), e histórias das Conferências de Saúde e do Controle Social.

  • LIGADO EM SÁUDE (Parceria Canal Saúde FIOCRUZ)

    Programa de serviço do Canal Saúde, da Fiocruz, que esclarece dúvidas de saúde enviadas pelos espectadores à produção da atração, sempre buscando levar respostas precisas e coerentes ao público.

     

  • BATE PAPO NA SAÚDE (Parceria Canal Saúde FIOCRUZ)

    O SUS e seus desafios, políticas públicas de Saúde, e de Ciência, Tecnologia e Inovação através de entrevistas com gestores, pesquisadores e usuários, sãos os principais destaques dessa produção do Canal Saúde e Fiocruz.

  • TOCANDO A REAL (Parceria Canal Saúde FIOCRUZ)

    Programa informativo semanal produzido pela Fiocruz, por meio do Canal Saúde, e que trata de ciência, tecnologia e inovação, com uma linguagem provocativa, despojada e bem humorada.