Personalidades que lutam contra o racismo receberão Prêmio Zumbi dos Palmares

Imagem: A comenda foi instituída por meio da  Resolução 36/09, de autoria do deputado estadual Amarildo Cruz.
A comenda foi instituída por meio da  Resolução 36/09, de autoria do deputado estadual Amarildo Cruz.
16/11/2017 - 14:21 Por: Evllyn Rabelo   Foto: Agência Pixel 9

Lideranças reconhecidas pela atuação no combate ao racismo e na promoção da igualdade racial em Mato Grosso do Sul serão homenageadas na próxima segunda-feira (20), com a comenda Zumbi dos Palmares, que foi um dos maiores símbolos da resistência negra a escravidão, à época do Brasil colonial, e que morreu no dia 20 de novembro de 1695.

A data alusiva ao Dia Nacional da Consciência Negra foi instituída na Assembleia Legislativa do Estado, por meio da  Resolução 36/2009, de autoria do deputado estadual Amarildo Cruz (PT), que atua fortemente no combate à discriminação racial.

“Embora a luta pelo fim do preconceito e pela igualdade racial seja diária e ainda haja muito a ser conquistado, temos sim que celebrar a data e homenagear àqueles que, diariamente, trabalham para que o racismo perca força não só no nosso Estado, mas em todo o Brasil. É também uma forma de valorizar um povo que contribuiu para o desenvolvimento da cultura brasileira", falou o parlamentar.

A sessão solene terá início às 19h30, no Plenário Deputado Júlio Maia da Assembleia Legislativa.

Dia da Consciência Negra - O Dia da Consciência Negra foi instituído pela Lei Federal 10.639/2003 e é celebrada no Brasil no dia 20 de novembro como forma de lembrar a morte de um dos maiores símbolos da resistência negra à escravidão, Zumbi dos Palmares.

As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.