Renato Câmara entrega máquinas de costura na aldeia Bororó

Imagem: As 10 máquinas de costura vão propiciar maior autonomia pessoal e financeira aos indígenas de Dourados - Foto: Jhonatan Xavier
As 10 máquinas de costura vão propiciar maior autonomia pessoal e financeira aos indígenas de Dourados - Foto: Jhonatan Xavier
11/04/2018 - 11:43 Por: Assessoria   Foto: Jhonatan Xavier

Trabalhando pela geração e fortalecimento de renda da comunidade indígena de Dourados, o deputado estadual Renato Câmara (MDB) esteve na manhã do dia 09 acompanhando a instalação de maquinas de costura no Cras Indígena, na aldeia Bororó. As 10 máquinas são fruto de uma emenda no valor de R$ 20 mil reais que Renato destinou à comunidade.

Essa conquista representa muito mais que simples aquisição de instrumentos de trabalho, mas sim, uma porta aberta para o aperfeiçoamento de técnicas para as famílias assistidas pelo Cras e a chance de comercialização dos produtos fabricados pelos indígenas.

"Esse é um projeto nosso de muito tempo, estamos buscando oferecer mais estrutura para os indígenas gerarem e aumentarem sua própria renda e, assim, conquistarem uma vida mais digna", afirma Renato Câmara. Na ocasião o deputado também ouviu as lideranças das aldeias de Dourados e apresentou novas ideias e propostas para aprimorar a confecção e os demais trabalhos realizados no Cras.

A psicóloga da entidade, Barbara Marques Rodrigues, fala do valor das máquinas para o desenvolvimento pessoal e profissional dos beneficiados. "As máquinas serão de muita importância, elas vão trazer autonomia para as famílias. Agora eles podem confeccionar e aprimorar as roupas que usam no dia-a-dia, mas também ter um complemento de renda, comercializando o que produzem. Estamos muito gratos com essa ação do deputado", disse.

Hoje a área indígena de Dourados é dividida em duas aldeias, Bororó e Jaguapiru, juntas elas são ocupadas por mais de 15 mil índios das etnias Guarani, Guarani Kaiowá, Guarani Ñandeva e Terena. Suas principais fontes de renda são o turismo e a comercialização dos artesanatos.

 

As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.