Aprovados em concurso da Agepen pedem apoio de deputados por convocação

Imagem: Diego Aranda utilizou a tribuna nesta manhã a pedido do deputado estadual João Grandão
Diego Aranda utilizou a tribuna nesta manhã a pedido do deputado estadual João Grandão
18/04/2018 - 12:44 Por: Fernanda Kintschner   Foto: Luciana Nassar

Em nome de aproximadamente mil aprovados do último concurso para agentes penitenciários da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), Diego Ferreira Aranda discursou na tribuna durante sessão plenária desta quarta-feira (18), para pedir intermediação dos deputados estaduais para sensibilizarem o Governo do Estado pela convocação. O concurso tem vencimento em abril de 2019.

“Não viemos cobrar o Legislativo, mas sim pedir a união de esforços e oferecer nossa força de trabalho, pois o Estado está fazendo sua parte construindo novas unidades e reformando outras, mas sem a nossa mão de obra no trato diário com o preso, tudo isso será colocado em risco”, explicou o Aranda.

Segundo o representante, estima-se que há um déficit de 10.880 servidores no Sistema Prisional e é preciso uma união de esforços para que isso seja zerado, a começar com a convocação dos aprovados. “Arcamos com custos elevadíssimos de taxas, exames, deslocamentos, para estar aprovado para a vaga, mas falta o curso de formação para poder atender aos anseios da sociedade civil organizada. Cada um gastou em média R$ 10 mil ao longo dos estudos e aprovação até aqui. Fiquem do nosso lado, somos mais de mil famílias, para lutar por mais cursos, para que juntos possamos fazer o melhor”, destacouAranda, que foi convidado a usar a tribuna pelo deputado João Grandão (PT).

O deputado parabenizou a reivindicação. “Você está aqui pelos seus direitos. Achei muito bom vocês entenderem que o Estado está cuidando da questão orçamentária, mas deixa vocês nessa situação. Vamos lutar por vocês”, afirmou João Grandão. Herculano Borges (SD) também agradeceu a presença. “Coloco-me à disposição para buscar alternativas”, ressaltou.

Presidente da Comissão Permanente de Segurança Pública e Defesa Social, o deputado Cabo Almi (PT), questionou atitude do Governo do Estado. “Por que permitem vocês fazerem todas as etapas se não vai chamar? Vamos convocar uma reunião para que eles deem explicações e parem com essa brincadeira de fazer concurso para obter 'caixa' e não convocar”, enfatizou Cabo Almi.

Segundo Barbosinha (DEM), atualmente o efetivo gira em torno de 1.700 servidores penitenciários. “Há um desejo de se chamar mais mil agentes, mas precisamos ver se até lá haverá a necessidade e limite prudencial. A intenção é que gradativamente possamos ter os agentes ainda mais ocupando os espaços e desafogando funções que hoje tem sido feito pelas polícias militares”, enfatizou.

Um requerimento pedindo a renovação do concurso para mais dois anos e a convocação dos aprovados pelo curso de formação foi apresentado pelo deputado Dr. Paulo Siufi (PMDB) e assinado por outros 18 deputados. Ele será encaminhado para o governador Reinaldo Azambuja (PSDB), segundo o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Junior Mochi (PMDB), que também agradeceu a presença do representante dos aprovados e prometeu a interlocução “possível e necessária para que os anseios da categoria se tornem realidade”.

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.