Lei: Instituído em MS o Dia do Zootecnista

Imagem: O deputado estadual Felipe Orro é o autor da lei
O deputado estadual Felipe Orro é o autor da lei
14/06/2018 - 06:22 Por: Heloíse Gimenes   Foto: Victor Chileno

De autoria do deputado estadual Felipe Orro (PSDB), a Lei 5.210, que institui o Dia Estadual do Zootecnista, foi publicada no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (14). A celebração deve ocorrer anualmente no dia 13 de maio, mesma data em que se comemora o dia nacional deste profissional.

De acordo com o parlamentar, a Zootecnia congrega o conjunto de atividades e habilidades destinadas a desenvolver, promover, preservar e controlar a produção e a produtividade dos animais. “Além disso, este profissional colabora na manutenção dos processos ecológicos e ambientais, garantindo a integridade dos ecossistemas, a conservação das espécies e a sustentabilidade do meio ambiente”, destacou Orro.

Fazem parte da área do conhecimento do zootecnista o planejamento, a economia, a administração, o melhoramento genético, a ecologia, a sustentabilidade, a ambiência, a biotecnologia, a reprodução, a saúde, o manejo de animais, a nutrição, a alimentação, a formação e a produção de pastos e forragens, os sistemas de produção e a industrialização.

“A lei visa a valorização do profissional zootecnista. Em 13 de maio de 1966, foi realizada a aula inaugural do primeiro curso superior da área no Brasil, na Faculdade de Uruguaiana, Estado do Rio Grande do Sul. A data de celebração foi escolhida diante da importância deste fato”, salientou.

Utilidade Pública

Também foi publicada a Lei 5.212, de autoria do deputado Beto Pereira (PSDB), que declara de Utilidade Pública Estadual a Associação dos Produtores do Assentamento Sumatra, com sede e foro no município de Bodoquena. A entidade contribui para o fomento das atividades agropecuárias e a defesa das atividades econômicas, sociais e culturais dos associados. Ainda favorece no ciclo de produção, distribuição e consumo dos bens entre os membros.

Permitida a reprodução , desde que contenha a assinatura "Agência ALMS".
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato "Nome do fotógrafo/ALMS".