Entidade se disponibiliza para ajudar em projeto para comunidade surda

Imagem: Representante da Aeda/MS lamentou veto do Executivo e se dispor a ajudar em novo projeto
Representante da Aeda/MS lamentou veto do Executivo e se dispor a ajudar em novo projeto
21/08/2018 - 11:54 Por: Fernanda Kintschner   Foto: Victor Chileno

A presidente da Associação Estadual de Deficientes da Audição (Aeda/MS), Alice de Souza do Nascimento, subiu à tribuna durante sessão desta terça-feira (21) para se colocar à disposição dos deputados estaduais para a formulação de um Projeto de Lei que dê mais acesso à população surda a serviços básicos.

“A entidade está disposta a ajudar no que for preciso para ampliar a conversa entre o Legislativo e Executivo, para que possamos criar um projeto adequado aos surdos e estamos aqui para fazer essa ponte, onde não há comunicação”, afirmou Alice.

Ela se referiu ao veto ao Projeto de Lei 183/2017, de Maurício Picarelli (PSDB), que foi vetado pelo Poder Executivo e previa intérpretes em hospitais regionais e outros estabelecimentos geridos pelo Governo do Estado. Atualmente, estima-se que 12 mil pessoas em MS compõem a comunidade surda no Estado. O mesmo veto foi pauta de reivindicação de outro representante, no dia 15 de agosto – releia aqui.

“Sou casada há 12 anos com um surdo bilateral profundo, tenho um filho surdo unilateral profundo e sinto a necessidade ter mais lugares acessíveis, tanto no Estado, quanto em Campo Grande. Vejo que não há culpa de ninguém quanto ao veto, mas venho falar da possibilidade de disponibilizarem um advogado para que possamos criar um projeto que viabilize mais essa comunicação entre o ouvinte e o surdo, visto que escolas que ensinavam libras foram fechadas pelo Estado”, ressaltou Alice.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Junior Mochi (MDB), agradeceu a visita. “Estamos à disposição para possíveis encaminhamentos e não faltará apoio desse Legislativo na construção de políticas públicas que venham ao encontro dos deficientes auditivos”, finalizou Mochi.

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.