Projeto prevê regras a lojas que aderirem a promoções da Black Friday

Imagem: Deputado Júnior, autor da proposta, durante sessão plenária na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul
Deputado Júnior, autor da proposta, durante sessão plenária na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul
19/03/2024 - 16:50 Por: Osvaldo Júnior   Foto: Luciana Nassar

Com objetivo de proteger os direitos dos consumidores, proposta, protocolada nesta terça-feira (19) na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), dispõe sobre práticas e condutas durante a campanha promocional da Black Friday nos estabelecimentos comerciais de Mato Grosso do Sul. De autoria do deputado Junior Mochi (MDB), o Projeto de Lei 51/2024 visa estabelecer normas de condutas e boas práticas comerciais com respeito aos consumidores, entre outros objetivos.

De acordo com a proposição, os estabelecimentos devem fazer as promoções com transparência, apresentando os descontos de forma correta e verdadeira. “Os estabelecimentos comerciais que aderirem à temporada de compras no estilo Black Friday ficam comprometidos a fornecer informações verdadeiras, corretas, claras e inequívocas sobre os produtos ou serviços em promoção, em especial sobre o preço praticado sem o desconto”, diz o texto do projeto.

“Mesmo com uma boa estratégia definida, é imprescindível que os lojistas adotem condutas adequadas em relação à Black Friday”, afirma o deputado na justificativa da proposta. “O objetivo da presente proposição é garantir o respeito aos direitos dos consumidores. Isso é crucial, especialmente em períodos de grande movimentação comercial, como a Black Friday, onde o risco de práticas abusivas pode ser maior”, acrescentou.

Proteção às mulheres

Outra proposta foi protocolada pelo deputado Junior Mochi na tarde desta terça-feira. O Projeto de Lei 52/2024 obriga hotéis, motéis, pousadas e estabelecimentos com função similares a adotar medidas para auxiliar as mulheres que se sintam em situação de risco, nas dependências desses estabelecimentos.

O projeto prevê também que o auxílio à mulher será prestado pelo estabelecimento mediante a oferta de um alojamento que assegure sua integridade física, ou meio de transporte ou comunicação à polícia. “Este projeto é fundamentado em princípios constitucionais que garantem a igualdade de direitos entre homens e mulheres e o dever do Estado de promover políticas que assegurem o acesso universal e igualitário à saúde e à proteção contra danos”, afirma o parlamentar na justificativa. 

As duas proposições devem ser apresentadas na sessão plenária desta quarta-feira, dia 20. Depois do período de pauta, seguirão para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR). Se o parecer for favorável, os projetos continuam tramitando na Casa de Leis com votações nas comissões de mérito e no plenário.

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.