Renato encampa luta pela implantação do curso de Engenharia Ambiental na UEMS de Ivinhema

Imagem: Deputado Renato Câmara defende implementação do curso de Engenharia Ambiental no Campus da UEMS de Ivinhema.
Deputado Renato Câmara defende implementação do curso de Engenharia Ambiental no Campus da UEMS de Ivinhema.
05/04/2024 - 10:09 Por: Roney Minella   Foto: Igor Silva

Atento às demandas regionais, o vice-presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), deputado Renato Câmara (MDB) identificou a premente necessidade de mão de obra qualificada na área de Engenharia Ambiental na região do Vale do Ivinhema. “Por isso, estamos reivindicando a implementação deste curso no Campus da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), no município de Ivinhema”, anunciou o deputado.

 

“A região do Vale do Ivinhema, onde se localiza o município de Ivinhema, é conhecida pela sua rica biodiversidade e pela importância estratégica das atividades econômicas ali desenvolvidas. Por isso, é imprescindível a presença de profissionais qualificados em Engenharia Ambiental para promover o desenvolvimento sustentável da região”, destacou o parlamentar ao entrar na luta pela implantação do curso de Engenharia Ambiental na UEMS de Ivinhema.

 

A Indicação defendida na sessão plenária desta quinta-feira (04-04) foi endereçada ao Reitor da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul Laércio Carvalho. “O Vale do Ivinhema é lar de diversas atividades econômicas, incluindo a agricultura, a pecuária e a produção de energia através de usinas hidrelétricas. Destaca-se, em particular, a presença de uma usina na região, cuja operação demanda uma gestão ambiental eficiente para mitigar os impactos no solo, na água e na fauna local”, enfatizou Renato Câmara.

 

Engenheiro agrônomo por formação, Renato Câmara pontua que a implementação do curso de Engenharia Ambiental no Campus de Ivinhema da UEMS se faz necessária para suprir a demanda por profissionais capacitados a lidar com os desafios ambientais enfrentados na região. “Além disso, a formação desses profissionais contribuirá para a preservação dos recursos naturais, o manejo sustentável do solo e a promoção de práticas agrícolas e industriais mais responsáveis”, justificou o deputado que é presidente da Comissão Permanente de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da ALEMS.

 

“Diante de tudo que aqui expusemos, solicito encarecidamente que a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul considere favoravelmente esta solicitação, visando atender às demandas da comunidade local de Ivinhema e região, pois, com a presença de futuros engenheiros ambientais formados pela UEMS, será possível, efetivamente, incrementar e ampliar os projetos com ações que contribuam para o desenvolvimento socioeconômico do Vale do Ivinhema ecologicamente corretos, sobretudo, primando por práticas ecossustentáveis”, finalizou Renato Câmara.

As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.