Governador reforça luta pelo retorno da Malha Oeste, iniciada por Pedrossian Neto

Imagem: Deputado Pedrossian Neto em discurso na tribuna.
Deputado Pedrossian Neto em discurso na tribuna.
05/04/2024 - 11:49 Por:    Foto: Eduardo César/Assessoria

Iniciado pelo deputado Pedrossian Neto (PSD), o movimento pela volta da ferrovia Malha Oeste ganha reforço com a interlocução do governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB), em São Paulo.

Pedrossian Neto defende a inclusão do ramal de Campo Grande e Ponta Porã, nos estudos da relicitação da Malha Oeste. Em 2023, o deputado percorreu quatro municípios diretamente ligados à ferrovia e também reforçou a pauta em Brasília na ocasião.

Agora, o chefe do Executivo de MS se reuniu com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, para discutir justamente o projeto de relicitação. "Já foi apresentado um projeto que está em licenciamento por parte do Estado de Mato Grosso do Sul, mas precisa da interlocução do Ministério da Infraestrutura e da concordância do governador Tarcísio para que a gente viabilize diante das partes interessadas no retorno de operação da Malha Oeste”, disse o governador do Estado.

Segundo divulgado pelo Governo, as empresas do ramo de celulose Suzano e Eldorado apresentaram projetos para fazer trechos de ferrovia. O objetivo é escolher a melhor opção indo de Três Lagoas até Aparecida do Taboado onde seria feita a conexão entre as Malhas Oeste e a Paulista até chegar ao Porto de Santos. 

“Tem de chegar em Campo Grande pelo menos, porque chegando aqui viabiliza o trecho pro sul do Estado para Ponta Porã, não tenho dúvida disso. É uma etapa de cada vez, um passo de cada vez”, reforçou o governador durante a abertura da Expogrande.

Ao deputado, Eduardo Riedel disse que a iniciativa do deputado Pedrossian Neto “conseguiu movimentar” a discussão a partir das audiências e debates desde o ano passado.

*Com informações do Governo do Estado.

As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.