Lei: Campanha Maio Verde dedicada à conscientização sobre a doença celíaca

Imagem:  Mês de Conscientização sobre a Doença Celíaca, denominado Maio Verde foi instituído por Lei.
Mês de Conscientização sobre a Doença Celíaca, denominado Maio Verde foi instituído por Lei.
09/04/2024 - 08:15 Por: Heloíse Gimenes    Foto: Wagner Guimarães

Mato Grosso do Sul passa a ter em seu Calendário Oficial de Eventos o Mês de Conscientização sobre a Doença Celíaca, denominado Maio Verde. É o que determina a Lei 6.215 de 2024, de autoria do vice-presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), deputado Renato Câmara (MDB), publicada no Diário Oficial desta terça-feira (9).  

Durante o mês de maio deverão ser promovidos esforços para conscientizar e orientar a população sobre a doença celíaca. O Poder Executivo, por meio de seus órgãos competentes, poderá realizar palestras educativas, simpósios, seminários, fóruns, oficinas, feiras, divulgação na mídia, boletins e quaisquer outras ações que visem à realização de campanhas informativas.

A doença celíaca é uma intolerância hereditária ao glúten (proteína encontrada no trigo, cevada e aveia), que causa alterações características no revestimento do intestino delgado, resultando em má absorção. É autoimune e afeta cerca de 1% da população mundial.

A Federação Nacional das Associações de Celíacos do Brasil (Fenacelbra) estima que até dois milhões de brasileiros sejam celíacos, mas muitos desconhecem a condição.  A pessoa com a doença precisa eliminar totalmente o glúten da alimentação, pois mesmo pequenas quantidades podem provocar sintomas, como diarreia, desnutrição e perda de peso. 

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.