Coronel David questiona exigência de comprovante de emprego para matrícula noturna na REE

Imagem:
09/04/2024 - 10:45 Por: Thiago Gonçalves   Foto: Pedro Ernesto

O deputado estadual Coronel David (PL), em comunicação dirigida ao governador Eduardo Riedel (PSDB) e ao secretário de Educação, Hélio Queiroz Daher, solicitou informações sobre a obrigatoriedade de apresentação de comprovante de vínculo empregatício para matrícula nas escolas da REE (Rede Estadual de Ensino) no período noturno. O requerimento foi apresentado nesta terça-feira (9), durante sessão plenária da Assembleia Legislativa.

"Foi relatado que as escolas estaduais estão exigindo dos alunos interessados em se matricular no período noturno a comprovação de vínculo empregatício formal, o que levanta preocupações sobre a possibilidade de evasão escolar, especialmente entre aqueles que trabalham em empresas familiares ou de forma informal durante o dia", argumenta o deputado.

Destaca-se que muitos jovens desempenham responsabilidades familiares durante o dia, como o cuidado com irmãos mais novos, dificultando a obtenção de comprovantes de trabalho formal.

Coronel David defende que a imposição desses requisitos tem gerado constrangimento e dificultado o acesso à educação dos jovens, motivo pelo qual os esclarecimentos sobre tais medidas são necessários.

"Outra questão é sobre quais vacinas são exigidas para matrícula, se apenas as obrigatórias pelo Plano Nacional de Vacinação ou se também são requeridas aquelas recomendadas, como a vacina contra a Covid-19", finaliza o deputado.

As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.