MS poderá ter central de serviços para atendimento a pessoas surdas e cegas

Imagem: Deputado Antonio Vaz, autor da proposta, durante sessão plenária na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul
Deputado Antonio Vaz, autor da proposta, durante sessão plenária na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul
09/04/2024 - 15:26 Por: Osvaldo Júnior   Foto: Luciana Nassar

Começou a tramitar nesta terça-feira (9) na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) o Projeto de Lei 74/2024, que institui, no Estado, a Central de Intérpretes de Libras para os Surdos e Guias-Intérpretes para Surdocegos. Conforme a proposta, de autoria do deputado Antonio Vaz (Republicanos), a Central, que também fará atendimento presencial, prestará informações de serviços públicos municipais a surdos e cegos.

A proposição prevê meios para que a comunicação seja efetiva no atendimento a surdos e surdocegos. “A Central poderá ter equipamento para transferência de imagem imediata às recepções de prédios e repartições públicas, devidamente equipados, com o objetivo de facilitar e agilizar a comunicação em Libras com as pessoas com deficiência auditiva, por meio de vídeo instantâneo”, estabelece o projeto.

O número permanente de profissionais nos prédios e repartições públicas, segundo estabelece a proposta, deverá ser suficiente à prestação de atendimento presencial nos prédios e repartições públicas. A Central poderá ser concretizada por meio de convênios e parcerias, quando necessário, com órgãos públicos e entidades de direito público e privado.

O projeto segue para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR). Caso o parecer quanto à constitucionalidade e outros aspectos legais seja favorável, a proposta continua tramitando com votações nas comissões de mérito e em sessões plenárias.

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.