Eleição de deputados jovens mobiliza 8,5 mil estudantes na Capital
14/09/2007 - 12:04
Por: Edivaldo Bitencourt
<p align="justify"><font face="Verdana" size="2">Na Escola Estadual Teotônio Vilela, no Conjunto Universitária II (Cohab), onde a concorrência é mais acirrada, 14 candidatos disputam os 740 votos. Candidatos fizeram cartazes, colas (com os números) e até boca-de-urna para convencer os eleitores. </font></p>
<p align="justify"><font face="Verdana" size="2">Estudante do 1º ano do ensino médio, Jennifer Guimarães Oleriano, 15 anos, pretende ser deputada jovem para viabilizar aulas de educação sexual no estabelecimento de ensino. Ela explicou que a proposta surgiu ao constatar a necessidade de informações e conversas das adolescentes, que ficam grávidas precocemente. Jennifer pretende promover aula semanal ou mensal, proferida por especialista, para divulgar a importância de se usar preservativo e anticoncepcionais.</font></p>
<p align="justify"><font face="Verdana" size="2">Já o aluno do 1º ano, Kennedi Vieira de Vargas, 15, também do 1º ano do ensino médio, defende mais áreas de lazer para a comunidade e para os estudantes. Ele fez a campanha defendendo aulas de dança, teatro, violão e a instalação de uma biblioteca na escola. Como não conhece a Assembléia Legislativa, ele vê no Parlamento Jovem a oportunidade de conhecer o funcionamento do legislativo estadual. </font></p>
<p align="justify"><font face="Verdana" size="2">Outro dos 14 candidatos na Escola Teotônio Vilela, Leonardo Ferreira Perlone, 16, do 1º ano do ensino médio, disse que pretende corrigir algumas coisas erradas. Ele destacou a ausência de projetos na área de lazer e cultural para ocupar os adolescentes que ficam em casa sozinhos, enquanto os pais estão trabalhando. Sem opções, muitos jovens acabam optando pelas drogas e violência. Leonardo quer abrir horários alternativos no colégio para atividades como futebol, aulas de violâo e basquete.</font></p>
<p align="justify"><font face="Verdana" size="2"><strong>IMPORTANTE</strong> - Quem apenas votou, também aprovou o projeto Parlamento Jovem. "É legal escolher o deputado jovem, porque ajuda a melhorar o ensino da escola", defendeu a estudante Silviana Silva Nogueira, 16, do 3º ano do ensino médio. Ela considerou como melhor proposta a implantação de cursinho pré-vestibular no estabelecimento de ensino.</font></p>
<p align="justify"><font face="Verdana" size="2">Como nunca visitou o legislativo estadual, a aluna do 3º ano do ensino médio, Josy Cristiane de Jesus, 17, considerou importante saber como funciona a Assembléia. Destacou ainda que será oportunidade do jovem expor suas idéias . "O jovem deve votar para melhorar a escola", defendeu o aluno Anderson Peixoto Novaes, 17.</font></p>
<p align="justify"><font face="Verdana" size="2"><strong>PROFESSORES</strong> - Para a diretora da Escola Teotônio Vilela, Eva Luciene Assis de Souza, o Parlamento Jovem é interessante, porque torna o legislativo mais próximo do aluno. Explicou que será a oportunidade dos estudantes conhecerem de perto como é o processo político e como é elaborado e aprovado um projeto. "É a oportunidade da comunidade escolar colocar seu ponto de vista", destacou. </font></p>
<p align="justify"><font face="Verdana" size="2">Para a professora Maria Valentine Ricardi, da Escola Estadual Neyder Suely Costa Vieira, no Conjunto Aero Rancho, o mais imortante é mostrar para os alunos a prática da cidadania. Ela frisou que eles poderão apresentar medidas simples para solucionar problemas graves, como a violência, a falta de merenda escolar para o ensino médio e maior acessibilidade dos jovens aos cursos profissionalizantes. </font></p>
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