Programa Cidade Educadora trabalha pela humanização do trânsito
18/09/2007 - 19:21
Por: Talitha Moya
<p align="justify"><font face="Verdana" size="2">A questão do trânsito é um dos focos da Cidade Educadora de Dourados, que tem desenvolvido atividades humanizadoras. Segundo o professor, entre as ações realizadas estão os cursos de formação, as visitas das escolas ao Detran, e a fiscalização juntamente com campanhas de sensibilização nas ruas, com forças militares e estudantes. Outro trabalho desenvolvido é o de orientação para os motociclistas profissionais. "Antes eles eram um problema para o trânsito, hoje os mototaxistas de Dourados dão exemplos aos demais motoristas", afirmou o coordenador. </font></p>
<p align="justify"><font face="Verdana" size="2">Doutor em História da Educação pela USP, professor Wilson disse acreditar no poder transformador do processo educativo para o trânsito. "O aprendizado é lento, mas vamos lutando e mudando a realidade do trânsito da nossa cidade", afirmou. E advertiu: "As pessoas que não tiverem capacidade de entender pela inteligência, terão que entender através das multas e demais punições de trânsito". </font></p>
<p align="justify"><font face="Verdana" size="2"><strong>Cidade Educadora</strong> - O Programa, criado em 1990 na Espanha, visa a humanização através da transformação social através de um Comitê Local integrado por várias entidades como movimentos sociais, igrejas, escolas, universidades, empresas e órgãos públicos que se reúnem mensalmente para discutirem questões de responsabilidade social como saúde, educação, urbanismo e trânsito. </font></p>
<p align="justify"><font face="Verdana" size="2">Uma das exigências para aderir à rede é que seja apresentado um Projeto de Decreto Legislativo pelo prefeito, instituindo o Cômite Local. No Brasil, participam do programa 14 cidades brasileiras, incluindo Salvador, São Paulo, Porto Alegre e Belo Horizonte. Em Dourados, informou o coordenador, 93 entidades formam o Comitê Local do projeto Cidade Educadora. </font></p>
<p align="justify"><font face="Verdana" size="2">Segundo o professor Wilson, Campo Grande tem potencial para se tornar uma Cidade Educadora, como espaços públicos amplos e a preservação da sua identidade e história, que são alguns dos princípios do programa, porém, ele salienta que é preciso trabalhar para isso. </font></p>
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.