UEMS garante que cursos não serão fechados

Imagem: Reitoria da UEMS e deputados se reuniram na sala da presidência
Reitoria da UEMS e deputados se reuniram na sala da presidência
26/05/2009 - 16:59 Por: Mireli Gonçalves    Foto: Roberto Higa

Deputados da Comissão de Educação se reuniram na tarde desta terça-feira (26/05) na Assembléia Legislativa com o Reitor da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), Gilberto Arruda. O objetivo do encontro foi esclarecer e buscar soluções para a polêmica gerada em torno do possível fechamento de cursos da Universidade nos municípios de Cassilândia, Nova Andradina e Glória de Dourados.

A discussão girou em torno do mercado saturado nesses municípios, já que essas unidades oferecem os cursos de Letras, Matemática e Geografia, que já formaram muitos profissionais, e que atualmente não tem preenchido as vagas que são oferecidas.

O reitor Gilberto Arruda esclarece: “a questão não é financeira. O foco é a realocação de cursos, desde que haja demanda na localidade”. Ainda segundo o reitor, a reestruturação contribuiria para o crescimento dos municípios e geraria um aumento de pelo menos 20% no número de vagas.

Membro da Comissão de Educação, o deputado Pedro Kemp (PT), defendeu a rotatividade desses cursos no Estado. “Não se pode ter um curso de Geografia em uma cidade do interior a vida toda”, disse.

Como resultado da reunião, a reitoria da UEMS fará uma proposta para essas regiões e será criada uma comissão no município de Cassilândia, que deverá discutir e solucionar a questão junto à instituição.

Estiveram presentes no encontro os deputados membros da Comissão de Educação, Profº Rinaldo (PSDB) e Pedro Kemp (PT), o deputado Diogo Tita (PMDB) representante dos municípios em questão, e o reitor e a vice-reitora da UEMS, Gilberto Arruda e Elisa Cesco.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.