Mochi busca parcerias para programa Ver e Ouvir para Aprender

Imagem: Deputado Júnior Mochi
Deputado Júnior Mochi
28/05/2009 - 11:24 Por: Edivaldo Bitencourt    Foto: Giuliano Lopes

O deputado estadual Júnior Mochi (PMDB) afirmou, durante a sessão ordinária desta quinta-feira, que está buscando parcerias para a implementação do Programa Ver e Ouvir para Aprender na rede pública de Mato Grosso do Sul a partir de 2010. Criado por meio de lei de sua autoria, o projeto lhe rendeu reconhecimento nacional com o prêmio Mérito Legislador 2008, concedido pelos institutos de Estudos Legislativos Brasileiros (Idelb) e Legislativo Brasileiro (ILB), vinculados ao Senado Federal.

Além de Mochi, foram contemplados mais dois deputados estaduais de Mato Grosso do Sul. Líder do PT, Pedro Teruel levou pela lei que suspendeu as queimadas no Pantanal. Já o líder do PR, Antônio Carlos Arroyo foi reconhecido pela lei que acabou com o trote violento nas instituições de ensino superior.

O deputado Marquinhos Trad (PMDB) elogiou o deputado Mochi pela premiação e pela iniciativa de ter proposto a lei. Ressaltou que Mochi é um parlamentar que faz de suas idéias para ajudar a construir um País melhor. O peemdebista afirmou que os três deputados contemplados com a premiação estão inseridos na galeria histórica dos parlamentares bem sucedidos no Brasil.

Líder do Governo, o deputado Youssif Domingos (PMDB) defendeu publicidade das premiações como forma de incentivar e de ser exemplo aos demais parlamentares do Estado. Líder do PSDB, Professor Rinaldo destacou a importância dos projetos dos deputados, como os de sua autoria, que instituíram o Estatuto do Estudante e o combate a pedofilia com a exigência de comunicar a polícia sobre a hospedagem de crianças e adolescentes em hotéis e pousadas.

Amarildo Cruz (PT) também parabenizou o deputado pela premiação. "É uma honra para todos nós termos debatidos e aprovados projetos importantes", disse. O petista ainda afirmou que considera a atual legislatura como a que mais produziu leis.

Mochi afirmou que é importante interpretar o sentimento popular e atender os anseios da população. E defendeu o legislativo como fundamental para o aprimoramento da democracia no País.

Sobre a lei, incluídas entre as 150 contempladas com o prêmio em todo o Brasil, destacou que está buscando parcerias com as secretarias de Educação para aplicá-la nas escolas. Ele quer parcerias com as prefeituras para identificar os alunos com deficiência no primeiro bimestre de 2010.

Com problemas de visão ou de audição, muitas crianças acabam abandonando a escola ou trocando de salas porque não conseguem acompanhar o nível da turma.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.