Secretaria avalia como levar a família para dentro da escola

Imagem:
01/06/2009 - 15:41 Por: Fabiana Silvestre    Foto: Tião Guimarães AL/MS

De que forma levar a família para dentro das escolas e integrá-la ao cotidiano das instituições de ensino, envolvendo-a no processo de formação das crianças e adolescentes? Este é o grande desafio na Educação em Mato Grosso do Sul, segundo aponta a superintendente em Educação da Secretaria Estadual de Educação, Cheila Vendrami.

Ela participou de reunião na tarde desta segunda-feira (01/06), no Plenarinho da Assembleia Legislativa, para discutir mecanismos de combate à violência nas escolas públicas e privadas de Mato Grosso do Sul. O debate foi proposto pelo deputado estadual Júnior Mochi (PMDB).

Cheila ressaltou que muitas vezes os professores estão impedidos de exercer a função de ensinar em virtude de atos que repercutem na escola a desagregação familiar.

"Muitas crianças, inclusive, estão aos cuidados de vizinhos, não há o envolvimento da família no processo de formação", analisou.

A superintendente defendeu ações conjuntas envolvendo Governo do Estado, secretarias municipais de educação, Ministério Público Estadual (MPE), entidades como a Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul (Fetems), entre outras, como determinantes para a garantia de uma formação adequada às crianças e adolescentes.

Para ela, os professores são a "mola-mestra" de todo o processo educacional e devem ser amparados por políticas públicas que possibilitem condições de atuação. "Precisamos atuar conjuntamente e permitir condições adequadas para que o professor possa ensinar", disse. Segundo Cheila, o investimento na formação cidadã contribuirá para a geração de adultos mais responsáveis.

SEGURANÇA

O secretário estadual de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini, afirmou que a incorporação de mais homens à Polícia Militar - 839, este mês - e à Polícia Civil - 400, em setembro - ampliará a capacidade de atuação da Secretaria no combate à violência nas escolas.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.