Assembleia dispensa funcionárias grávidas por 60 dias

Imagem: Assembleia adota medidas contra H1N1
Assembleia adota medidas contra H1N1
14/08/2009 - 09:15 Por: Edivaldo Bitencourt    Foto: Foto: Giuliano Lopes

Ato da Mesa Diretora da Assembléia Legislativa de Mato Grosso do Sul dispensou as funcionárias efetivas grávidas por 60 dias a partir desta sexta-feira. A medida foi adotada por causa da iminente epidemia da gripe H1N1.

Segundo o ato, assinado pelo presidente, Jerson Domingos (PMDB), pelo primeiro secretário, Ary Rigo (PDT), e pela segunda secretária, Dione Hashioka (PSDB), as servidoras efetivas só deverão apresentar o atestado médico à Diretoria de Recursos Humanos.

No caso das funcionárias comissionadas, a decisão caberá a chefia imediata. No entanto, o legislativo recomenda que a recomendação seja adotada, ou seja, as mulheres grávidas sejam dispensadas do trabalho pelos próximos dois meses.

A medida foi adotada porque as mulheres grávidas fazem parte do grupo de risco. A medida já foi adotada em outros locais, como São Paulo.

Cuidados - O Ministério da Saúde informa que a gripe é uma doença respiratória aguda causada por um novo vírus influenza. Assim como a gripe comum, é transmitida por meio de tosse, espirro ou contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas.

O médico deve ser procurado se o paciente estiver com febre acima de 38º, tosse e apresentar dificuldade para respirar.

Algumas medidas de prevenção podem ser adotadas, como lavar as mãos frequentemente com água e sabão, especialmente depois de tossir ou espirrar; não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal, evitar ambientes fechados e com aglomerações de pessoas.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.