“Ninguém nasce discriminando o outro”, alerta promotora

Imagem: Jaceguara Dantas da Silva
Jaceguara Dantas da Silva
14/08/2009 - 21:53 Por: Fabiana Silvestre    Foto: Roberto Higa

Respeito aos outros e à diferença é lição que começa em casa, na avaliação de Jaceguara Dantas da Silva, promotora de justiça e diretora da Fundação Escola Superior do Ministério Público (FESMP-MS). A entidade promoveu nesta sexta-feira (14/08) a palestra “Racismo e outras formas de preconceito”, ministrada pelo reitor da PUC-SP, Dirceu de Mello, na Assembleia Legislativa.

Segundo Jaceguara, além de se debater os aspectos jurídicos que envolvem o preconceito e a discriminação, é fundamental despertar a conscientização das famílias e a formação cidadã. “Ninguém nasce discriminando o outro; isso é algo que acaba sendo aprendido, mas que pode ser trabalhado na família”, afirmou.

É o que também defende a acadêmica de Serviço Social da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Regiane da Silva. Para ela, a melhor estratégia é orientar as crianças sobre as diferenças e acompanhá-las de perto no relacionamento com os colegas. “Se isso for feito, não será preciso agir na punição depois”, analisou.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.