Para psiquiatra, é preciso desmistificar transtornos mentais

Imagem: Juberty Antônio de Souza
Juberty Antônio de Souza
17/08/2009 - 15:46 Por: Fabiana Silvestre    Foto: Divulgação CRM-MS

O psiquiatra Juberty Antônio de Souza ministra nesta terça-feira (18/08), às 9h, a palestra Doença Mental no Trabalho e Fatores Agravantes, destinada aos funcionários da Assembleia Legislativa. A iniciativa é da Diretoria de Saúde e Assistência Social (DSAS).

Durante a palestra, que será realizada no Plenarinho da Casa de Leis, o psiquiatra abordará as causas de incapacitações no ambiente de trabalho. Segundo Juberty, entre as 10 principais, cinco são transtornos mentais – depressão, alcoolismo, bipolaridade, Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) e esquizofrenia. “Levantamento feito pela Organização Mundial de Saúde aponta que a depressão é o mais frequente, totalizando 10,7% dos que possuem algum transtorno mental”, explicou Juberty. “Em seguida, aparecem a anemia, com 4,7%, e o alcoolismo, com 3,3%”, completou.

Para o psiquiatra, é imprescindível falar sobre os transtornos mentais, combatendo o preconceito. “Temos que desmistificar os sintomas, as causas e dizer que os transtornos mentais têm sim tratamento”, enfatizou. Juberty lembra que até mesmo o alcoolismo, considerado um vício, é, na verdade, uma doença, que pode e deve ser tratada.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.