Trabalho saudável exige prazer, descanso e lazer, diz psiquiatra

Imagem:
18/08/2009 - 11:17 Por: Adriano Furtado    Foto: Giuliano Lopes

Trabalhar em ambiente saudável, fazendo aquilo que gosta e reservando espaço para o descanso e lazer.

A fórmula simples usada para combater as doenças mentais no ambiente de trabalho foi explicada pelo psiquiatra Juberty Antonio de Souza durante palestra da Assembleia Legislativa, nesta terça-feira, dia 18.

A atividade que lotou o Plenarinho da Casa foi promovida pela Diretoria de Saúde, Assistência Social e Psicologia.

A abertura teve o depoimento de pacientes vítimas da dependência química. Marino e Sebastião contaram histórias de como as drogas e o álcool degradam a a mente, o corpo e o espírito.

Marino começou a usar drogas aos 14 anos de idade por influência dos amigos, morou 15 anos na rua até entrar para o NA - Narcóticos Anônimos.

Sebastião - limpo há quatro anos - foi dependente do álcool por 40 anos, perdeu o respeito da família e também viveu nas ruas até admitir que tinha uma doença progressiva, incurável e fatal.

Os depoimentos revelaram histórias que foram da degradação à superação. Para Juberty, relatos como o de Marino e Sebastião são mais comuns do que se pode imaginar.

Apesar dos casos de adicção e alcoolismo, a principal patologia responsável por problemas no ambiente laboral é a depressão, causadora do afastamento de 11 entre 100 trabalhadores.

O principal fator para o desenvolvimento das doenças mentais é a predisposição genética, mas cuidados simples podem evitar que os indíviduos sejam prejudicados profissionalmente pelas doenças mentais, como os transtornos bipolar e obsessivo compulsivo.

Entre eles, buscar um emprego que proporcione prazer, num ambiente saudável, arejado, com tempo para o descanço e buscar atividades de lazer fora do local de trabalho.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.