Pedro Kemp ressalta importância de vacina contra meningite

Imagem:
18/08/2009 - 11:28 Por: Edivaldo Bitencourt    Foto: Giuliano Lopes

O deputado estadual Pedro Kemp (PT) afirmou, durante o grande expediente da sessão ordinária desta terça-feira, que recebeu com grande alegria a inclusão da vacina contra a meningite bacteriana meningocócica no calenário nacional de imunização a partir de 2010.

O Ministério da Saúde anunciou, ontem, a inclusão da vacina e a disponibilização de R$ 1,2 bilhão em estudos para criar outras vacinas, para combater leishmaniose, dengue, gripe suína (vírus influenza A H1N1), raiva canina e febre amarela.

Segundo o Governo federal, a vacinação contra meningite irá evitar a morte de 10 mil crianças por ano no Brasil. Serão distribuídas 13,1 milhões de doses para imunizar 3,2 milhões de crianças.

"O Governo vai economizar dinheiro fazendo vacinação, do que tratando pessoas com sequelas ou internadas em CTI", ressaltou o petista, que foi autor de projeto de lei, vetado pelo governador André Puccinelli (PMDB), que distribuia a vacina contra a doença na rede pública.

Campanha - A inclusão da imunização contra meningite na rede pública foi alvo de campanha nacional do Instituto Pedro Arthur, que coletou mais de 1 milhão.

Em Mato Grosso do Sul, as famílias de crianças que morreram em decorrência da doença, também fizeram campanha e entregaram 20 mil assinaturas em defesa do projeto. No entanto, a proposta acabou vetada.

Kemp destacou que as família só descobriram a vacina contra a meningite meningocócica após a morte das crianças. A vacina existe na rede privada.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.