Kemp defende mais investimentos na educação inclusiva

Imagem:
21/08/2009 - 10:19 Por: Edivaldo Bitencourt    Foto: Giuliano Lopes

Mato Grosso do Sul precisa investir mais na educação especial, mas está ocorrendo retrocesso nas equipes de apoio à inclusão das crianças e adolescentes com deficiência nas escolas públicas do ensino regular.

Esta avaliação foi feita pelo deputado estadual Pedro Kemp (PT) na abertura do Seminário Intersetorialidade Garantia dos Direitos da Pessoa com Deficiência - Transtorno Global do Desenvolvimento e Altas Habilidades/ Superdotação, que acontece nesta sexta-feira no Plenário Júlio Maia, no Palácio Guaicurus, sede da Assembléia Legislativa de Mato Grosso do Sul.

O petista, que proponente do evento junto com o deputado Júnior Mochi (PMDB), afirmou que o Estado precisa avançar mais nos serviços de apoio nas escolas. Atualmente, segundo Kemp, das 11 mil crianças com deficiência, 5 mil estão matriculadas nas escolas especiais e cerca de 6 mil estão frequentando o ensino regular.

Retrocesso - Para Kemp, a educação inclusive depende de investimentos, capacitação de profissionais e readequação da estrutura física dos estabelecimentos de ensino. "Não acredito em mudança por decreto", destacou, sobre a resolução do Conselho Nacional de Educação que prevê a matrícula de todas as crianças no ensino regular a partir de 2010.

Na avaliação do deputado, o número de técnicos e professores das salas de recursos multifuncionais não é suficiente para atender a demanda em Mato Grosso do Sul. "Senti retrocesso nas equipes de apoio", lamentou o parlamentar, que integrou o grupo nos anos 90.

Justificativa - O deputado Júnior Mochi justificou a ausência, já que estava participando de audiência pública para discutir a gerência do Hospital Regional de Coxim, que será ativado pelo Governo estadual e atenderá toda a região norte.

Fabiana Oliveira leu uma mensagem do peemedebista aos participantes do seminário. Ele destacou que testemunhou a importância da ação ao presidir a APAE (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais) de Coxim e destacou lei estadual, de sua autoria, que implantou o Programa Ler e Ouvir para Aprender na rede pública.

Membro da Comissão de Trabalho, Cidadania e Direitos Humanos, o deputado Pedro Teruel (PT) também participou do evento e destacou a luta em defesa dos direitos dos cidadãos.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.