Picarelli e Davi buscam gratuidade do Teste da Linguinha

Imagem: Deputados Maurício Picarelli e Lauro Davi esperam que exame seja oferecido gratuitamente nas maternidades.
Deputados Maurício Picarelli e Lauro Davi esperam que exame seja oferecido gratuitamente nas maternidades.
20/11/2012 - 17:04 Por: Talitha Moya    Foto: Giuliano Lopes

Os deputados estaduais Maurício Picarelli (PMDB) e Lauro Davi (PSB) são os autores do projeto de lei 170/2012, que obriga maternidades de Mato Grosso do Sul a realizar o “teste da linguinha” em recém-nascidos, gratuitamente. A proposta, apresentada nesta terça-feira (20/11), visa o diagnóstico precoce de problemas na sucção durante a amamentação, mastigação e fala.

Segundo os autores, as maternidades e demais estabelecimentos hospitalares em que ocorrer o parto, deverão dispor de equipamentos necessários à realização de exame e contar com profissionais capacitados para aplicá-lo.

O teste da linguinha, como ficou conhecido em todo o mundo, é realizado por fonoaudiólogos capacitados e ganhou notoriedade pelos benefícios que proporciona ao diagnosticar precocemente se o bebê possui alterações do frênulo lingual, a chamada língua presa. O problema, segundo especialistas, pode comprometer o desenvolvimento de pessoas desde a infância até a fase adulta.

O teste, destacam os parlamentares, já foi implantado no município de Brotas, interior de São Paulo, a partir de uma lei municipal, e precisa ser expandido aos demais estados. “Precisamos trabalhar esse projeto para que futuramente o teste possa ser oferecido gratuitamente em todo o país, deixando de ser um procedimento particular que beneficia poucos”, frisa Lauro Davi.

Para Maurício Picarelli, o projeto detém alta relevância social e inegável interesse público já que, até o momento, não existe uma legislação que garanta a gratuidade do procedimento pelo SUS (Sistema Único de Saúde) ou aceitação pelos convênios.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.