Arroyo propõe audiência pública sobre retorno do Trem do Pantanal

Imagem: Deputado Arroyo
Deputado Arroyo
11/03/2009 - 12:51 Por: Adriano Furtado    Foto: Giuliano Lopes

O deputado Arroyo (PR) propôs hoje a realização de audiência pública, no dia 16 de abril, para debater o Trem do Pantanal, com retorno previsto para o dia 8 de maio, que nesta primeira fase fará o trecho entre Campo Grande e Miranda. Os deputados Marquinhos Trad (PMDB) e Paulo Duarte (PT) também assinaram o requerimento.

Arroyo esteve reunido na semana passada com vereadores de 4 municípios pantaneiros e com a presidente da Secretaria de Turismo, Nilde Brun, para discutirem o retorno do trem que, segundo ele, marca o início de uma nova fase turística no Estado.

Arroyo disse que a segunda fase do projeto que leverá passageiros até Corumbá deverá ser lançada só no ano que vem porque ainda depende do cronograma de obras da ALL - América Latina Logística, empresa responsável pela reforma dos trilhos.

O deputado explicou que o trem terá capacidade para até 570 passageiros em vagões divididos em três categorias: executivo, econômico e turístico. A viagem de Campo Grande a Miranda terá a duração de 8 horas e será realizada nos finais de semana, passando por pontos turísticos como Cachoeirão e Piraputanga. O valor das passagens varia de R$ 39,00 a R$ 126,00.

Já o deputado Paulo Duarte (PT) lembrou que ingressou com denúncia no Ministério Público Federal questionando a concessão da ferrovia de Mato Grosso do Sul à ALL, porque a empresa não vem cumprindo com sua obrigação, de manutenção e investimentos na ferrovia.

Desrespeito - Também da tribuna da Assembleia Legislativa, o deputado Arroyo lamentou que um dos mais tradicionais jornais do país, O Estado de São Paulo, venha de forma costumeira, no Caderno de Economia, informando erroneamente que Campo Grande e Dourados fiquem no Mato Grosso.

O deputado solicitou que a Mesa Diretora encaminhasse correspondência ao jornal pedindo a correção do erro, que ele considerou lamentável.

O deputado Paulo Duarte (PT), sugeriu enfaticamente que, ao invés de expediente, fosse encaminhada à direção do jornal uma nota de repúdio pela repetida falta de respeito aos sul-mato-grossenses.

* com informações das assessorias parlamentares
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.