Marquinhos Trad diz que faltam profissionais habilitados nas bibliotecas

Imagem: Deputado Marquinhos Trad
Deputado Marquinhos Trad
12/03/2009 - 11:28 Por: Adriano Furtado    Foto: Giuliano Lopes

O deputado Marquinhos Trad (PMDB), proponente da Audiência Pública "O Bibliotecário e o potencial de mercado de trabalho no Estado de Mato Grosso do Sul", disse na abertura do evento que o bibliotecário é o profissional que, aos poucos, vai desbravando a alma dos leitores.

No discurso, o deputado informou que atualmente existem 39 escolas de formação de baicharéis nesta área no País e que, embora os vestibulares não sejam tão concorridos, a remuneração paga aos profissionais é bem superior a de outras categorias.

Trad disse ainda que quando vão às bibliotecas, sejam elas públicas ou privadas, raramente os leitores encontram um bibliotecário disponível para atendê-los.

O deputado é autor da lei que instituiu o Sistema Estadual de Bibliotecas de MS, o Sebe, que incentiva a criação e estruturação de espaços de bibliotecas para atender necessidades pedagógicas.

O parlamentar lembrou que o Dia do Bibliotecário, comemorado hoje, é uma homenagem a Manuel Bastos Tigre, considerado o primeiro profissional concursado nesta área no Brasil.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.