Bibliotecários lutam por reconhecimento profissional, diz delegada

Imagem: Maria Rosa Pimentel Faria de Miranda
Maria Rosa Pimentel Faria de Miranda
12/03/2009 - 12:12 Por: Adriano Furtado    Foto: Giuliano Lopes

A professora Maria Rosa Pimentel Faria de Miranda foi empossada hoje pela manhã como delegada regional do Conselho de Biblioteconomia em Mato Grosso do Sul - CRB/MS.

A posse aconteceu durante a abertura da audiência pública "O Bibliotecário e o potencial de mercado de trabalho no Estado de Mato Grosso do Sul", proposta pelo deputado estadual Marquinhos Trad (PMDB).

Maria Rosa tem mandato até o final deste ano e deverá representar 200 profissionais no Estado. A principal bandeira do conselho, segundo ela, é garantir a criação e implementação de normas que obriguem as bibliotecas públicas e privadas a contratar profissionais devidamente habilitados e inscritos no CRB/MS. Para a professora, o reconhecimento da profissão é a maior batalha a ser enfrentada.

A nova delegada regional denunciou o desvio de função em escolas. Segundo ela, quando um professor ou outro funcionário apresenta problema, como Lesão por Esforço Repetitivo, é encaminhado para atender a biblioteca e - inabilitado para a função - esta pessoa acaba por desestimular a leitura.

Como avanços, Mari Rosa citou o Programa Livro Aberto, do Ministério da Cultura, que promove a implantação de bibliotecas públicas nos municípios brasileiros desde que as prefeituras contratem um bibliotecário.

No encerramento do evento no período da manhã, o deputado Marquinhos Trad leu mensagem do prefeito de Campo Grande Nelson Trad Filho informando que, além de criar salas de leitura nos bairros mais populosos, implantou nos concursos públicos municipais a carreira de bibliotecário.

Segundo Maria Rosa, para receber um piso salarial fixado em R$ 1.500,00, o bibliotecário precisa passar por no mínimo três anos de faculdade e pode atuar na análise, planejamento, implementação, organização e a administração da informação em bibliotecas, bancos de dados, centros de documentação, sistemas de informação e sites, entre outras áreas.

Definição - A Biblioteconomia é uma das profissões mais antigas da humanidade. Estima-se que talvez tenha se iniciado nos primórdios com as práticas estabelecidas pelos monges copistas. Ela é uma Ciência da Informação pelo seu caráter interdisciplinar e pelo seu objeto de estudo: a informação.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.