Deputados cobram manutenção de Centro de Equoterapia da PM

Imagem: Mães acompanharam a sessão para pedir apoio aos deputados
Mães acompanharam a sessão para pedir apoio aos deputados
31/03/2009 - 12:27 Por: Edivaldo Bitencourt    Foto: Giuliano Lopes

Os deputados estaduais manifestaram apoio à manutenção do Centro de Equoterapia da Polícia Militar, que atende cerca de 200 portadores de necessidades especiais, principalmente crianças e adolescentes. Após a dona de casa Emília Lemes da Silva denunciar proposta do Governo para fechar o centro, deputados estaduais manifestaram apoio ao programa.

O deputado estadual Coronel Ivan (PDT) ocupou a tribuna, na manhã de hoje durante o grande expediente, para pedir ao governador André Puccinelli (PMDB) pela manutenção do centro criado há 10 anos. Ele ressaltou a importância do projeto para a inserção na sociedade de crianças e adolescentes beneficiados pela equoterapia.

Coronel Ivan fez duras críticas ao comandante geral da Polícia Militar, coronel Geraldo Garcia Orti, que estaria articulando o fim do programa social. Júnior Mochi (PMDB) e Pedro Kemp (PT) manifestaram apoio à manutenção da unidade.

Segundo Emília, a equoterapia causou mudanças profundas no comportamento das crianças com paralisia cerebral. "Meu filho evoluiu 85%", afirmou a mãe, que ocupou a tribuna para pedir o apoio dos deputados estaduais. No ano passado, o Comando da PM conseguiu fechar o centro por seis meses.

A dona de casa destacou que o projeto é viabilizado com poucos recursos e funcionários. A maior parte dos servidores é voluntária no programa, que conta com quatro cavalos. Além de atender 200, o centro conta com mais 200 portadores de necessidades especiais na fila de espera por uma vaga. "Nossos filhos tiveram melhora muito grande", destacou Emília Lemes da Silva.


A Equoterapia é um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar, nas áreas de Saúde, Educação e Equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas portadoras de deficiência e/ou de necessidades especiais.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.