Coronel Ivan propõe aquecimento solar em programas habitacionais

Imagem: Deputado Coronel Ivan
Deputado Coronel Ivan
07/04/2009 - 12:16 Por: Edivaldo Bitencourt    Foto: Giuliano Lopes

Projeto de lei do deputado estadual Coronel Ivan (PDT), apresentado hoje, dispõe sobre a exigência de instalação de sistemas de aquecimento de água por energia solar nos programas habitacionais públicos ou subsidiados com recursos públicos no Estado. A proposta prevê o atendimento de, no mínimo, a 60% de toda a demanda de água quente da casa.

Os coletores solares e os reservatórios devem apresentar obrigatoriamente a etiqueta do Inmetro. De acordo com o deputado, a proposta tem o objetivo de promover a cidadania e a melhoria do meio ambiente. Os moradores terão redução na conta de energia elétrica.

"O chuveiro elétrico é uma das maiores fontes de consumo de energia elétrica de uma residência, ficando ligado em média cerca de 40 minutos por dia, atendendo a uma família média de 3,8 pessoas", justificou Coronel Ivan. A substituição da energia elétrica pela solar trará uma economia significativa.

"O projeto traz o reforço da consciência ecológica e da auto-estima da família, pois esta passa a gerar em sua própria residência uma energia limpa e renovável", destacou. Além disto, trará inquestionáveis vantagens ao meio ambiente com a redução da emissão do gás carbônico na atmosfera.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.