Coronel Ivan vai denunciar comandante da PM ao Ministério Público

Imagem: Deputado Coronel Ivan
Deputado Coronel Ivan
07/04/2009 - 12:39 Por: Edivaldo Bitencourt    Foto: Giuliano Lopes

O deputado estadual Coronel Ivan (PDT) voltou a ocupar a tribuna, nas explicações pessoais, para denunciar irregularidades praticadas pelo comandante geral da Polícia Militar, coronel Geraldo Garcia Orti. Ele anunciou que irá encaminhar as denúncias ao Ministério Público Estadual (MPE). O deputado estadual Amarildo Cruz (PT) defendeu a criação de uma CPI para investigar as denúncias.

Segundo Coronel Ivan, a PM acabou com a Banda Mirim, que beneficiava 150 crianças. Outras 1,5 mil estavam na fila de espera por uma vaga no programa social. Ele citou outros casos, como o fim do núcleo da PM para combater os crimes de exploração sexual de crianças e adolescentes, que estava vinculado ao Comcex. Lamentou ainda o fim de outros programas sociais.

O deputado anunciou que encaminhará as denúncias de perseguição dos policiais, desmotivação, favorecimento e outras irregularidades para o Ministério Público Estadual. Para o parlamentar, os militares estão desmotivados. Enquanto mil novos policiais são contratados pelo Governo, outros 800 vão se aposentar.

Ele ainda comentou que a cidade ficará abandonada durante o jogo do Corintians e Mixto, no Morenão, previsto para 15 de abril deste ano. Isto porque a PM teria mobilizado todo o efetivo para garantir a segurança do estádio, enquanto deixará o restante da cidade sem qualquer segurança.

Coronel Ivan afirmou que o Governo tem investido o suficiente em segurança pública, mas o problema é de gestão. O deputado Amarildo Cruz defendeu a instalação de uma CPI para investigar as denúncias. Contudo, Coronel Ivan acha que não terá o apoio da maioria para criar uma CPI, por isto, não recorreu a este expediente.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.