Teruel volta a criticar cobrança de taxas mínimas de serviços

Imagem: Deputado Pedro Teruel
Deputado Pedro Teruel
08/04/2009 - 11:15 Por: Edivaldo Bitencourt    Foto: Giuliano Lopes

Líder do PT na Assembléia, o deputado estadual Pedro Teruel voltou a atacar a cobrança das taxas mínimas dos serviços públicos em Mato Grosso do Sul, como água, luz e telefonia. Ele ocupou a tribuna durante as explicações pessoais da sessão ordinária desta quarta-feira.

Teruel afirmou que repudia a cobrança das taxas mínimas. "Não podemos considerar isso normal", destacou o parlamentar. Ele citou o exemplo da água e esgoto. Enquanto campanhas educativas conclamam a população a economizar, o consumidor paga, no mínimo, 10 metros cúbicos de água, independente da economia ou da implementação de medidas para reduzir o desperdício.

Para o petista, a cobrança é uma absurdo. No caso da telefonia, a cobrança oscila entre R$ 40 e R$ 54. Ele falou que consumidores de alguns bairros ficam de 15 dias até dois meses sem o serviço, mas acabam pagando o valor mínimo.

No caso da energia, ele afirmou que as gambiarras e gatos estão institucionalizados. Isto porque a Enersul inclui na planilha o gasto com perdas comerciais de energia elétrica. Ele considerou a medida injusta.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.