Zé Teixera critica Funai e defende ações do estado em reservas

Imagem: Deputado Zé Teixeira
Deputado Zé Teixeira
15/04/2009 - 11:47 Por: Adriano Furtado    Foto: Giuliano Lopes

O deputado estadual Zé Teixeira (DEM) avaliou na sessão desta quarta-feira a participação dele na reunião de autoridades do Estado com os ministros Tarso Genro (Justiça) e José Múcio (Relações Institucionais) para discutir a demarcação de terras em Mato Grosso do Sul.

A reunião realizada ontem em Brasília contou ainda com a presença do presidente da Assembleia Legislativa Jerson Domingos (PMDB), do deputado Reinaldo Azambuja (PSDB), do governador André Puccinelli, secretários de Estado e representantes da bancada federal.

Zé Teixeira disse que a Funai é um órgão falido que não tem o direito de transformar, por meio de portarias administrativas, as áreas produtivas em reservas. Para o deputado, o direito de posse dos proprietários rurais está garantido pela Constituição Federal desde 1985.

O parlamentar também criticou o "abandono" a que os índios são submetidos pelo Governo Federal e ressaltou os esforços que o governador André Puccinelli tem feito para garantir moradias, educação e insumos agrícolas para as aldeias de Mato Grosso do Sul.

Já o deputado Youssif Domingos (PMDB) defendeu a necessidade de definição para o problema da demarcação de terras indígenas. Para o líder do governo, a suspensão do processo demarcatório sem uma definição é grande ameaça para o desenvolvimento econômico regional.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.