Generais destacam localização estratégica de Mato Grosso do Sul

Imagem: General Rui Alves Catão, Deputado Jerson Domingos e General Enzo Martins Peri
General Rui Alves Catão, Deputado Jerson Domingos e General Enzo Martins Peri
27/04/2009 - 21:16 Por: Adriano Furtado    Foto: Higa

Nos discursos proferidos durante a solenidade de recebimento dos títulos de cidadania sul-matogrossense, os generais homenageados fizeram questão de destacar a posição estratégica de Mato Grosso do Sul e a inclusão social promovida pelo Exército Brasileiro.

O general Enzo Martins Peri, comandante do Exército Brasileiro desde março de 2007, disse que pelos "celeiros de fartura", pela posição geográfica privilegiada e pelos recursos naturais, o Exército Brasileiro confirma a importância estratégica do estado.

Após receber o título de cidadania das mãos do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Jerson Domingos, Peri disse que nem a distância e nem o tempo iriam tirar dele a alegria da homenagem recebida hoje durante a solenidade no plenário Júlio Maia.

Já o comandante do Comando Militar do Oeste (CMO), general Rui Alves Catão, que transfere o posto nesta terça-feira, dia 28, disse que o exército tem uma característica agregadora porque acolhe a todos, independente de origem social ou raça.

Emocionado com o título outorgado por Jerson Domingos, Catão afirmou que o Mato Grosso do Sul é terra de natureza pacífica que congrega todos os povos e caminha sempre voltada ao engrandecimento da pessoa humana.

CURRÍCULO - Enzo Martins Peri nasceu em 11 de abril de 1941, no Rio de Janeiro, e entrou para o exército em 15 de fevereiro de 1960. Cursou a Academia Militar de Agulhas Negras e possui cursos de engenheiro de fortificação e construção, do Instituto Militar de Engenharia; da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais e o de Comando e Estado-Maior. Agraciado com diversas condecorações nacionais e estrangeiras, Peri chegou ao posto de General de Exército em 31 de março de 2003.

Já Rui Alves Catão nasceu em 18 de maio de 1945, também no Rio de Janeiro, e entrou para o exército em 2 de março de 1964. A exemplo de Peri, cursou a Academia Militar de Agulhas Negras e realizou o curso de Artilharia de Costa e Antiaérea e estudou em Fort Leavenworth, Kansas (EUA). Foi adido militar nas embaixadas dos Estados Unidos da América e Canadá e recebeu quase trinta medalhas e condecorações na carreira. Catão foi nomeado Comandante Militar do Oeste em julho de 2006.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.