Duarte denuncia cobrança irregular de R$ 10 mil de taxa de esgoto

Imagem: Deputado Paulo Duarte
Deputado Paulo Duarte
28/04/2009 - 13:10 Por: Adriano Furtado    Foto: Giuliano Lopes

O deputado estadual Paulo Duarte (PT) denunciou hoje o que ele classificou de "mais um abuso" cometido pela empresa Águas Guariroba em Campo Grande.

O parlamentar apresentou na tribuna, em pronunciamento durante a sessão plenária da Assembleia, as cópias de duas contas da concessionária cobrando mais de R$ 10 mil em taxa de esgoto do Hospital Nosso Lar, que atende pacientes psiquiátricos.

Segundo Duarte, cobrança foi arbitrária porque a taxa de esgoto deveria ter sido calculada sobre o consumo da água de um poço da instituição hospitalar, mas não foi instalado nenhum hidrômetro no local para a medição.

Sem o cálculo exato do consumo de água que balisaria a cobrança de esgoto, Duarte acredita que o único critério adotado pela empresa para as contas dos últimos dois meses é o "de ganhar dinheiro".

Duarte também criticou a tentativa de intimidação que a diretoria da Águas Guariroba teria promovido contra ele por conta da denúncia de cobrança abusiva de multas por rompimento de lacre dos hidrômetros e do pedido de apuração da qualidade da água fornecida em Campo Grande.

Segundo Duarte, a presidência da concessionária teria informado que se reuniria com ele desde que não ingressasse com a ação judicial contra a cobrança da multa. Na tribuna, o parlamentar disse que não aceita nenhum tipo de ingerência em seu mandato.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.