Deputados pedem inclusão de soldados sub judice na PM

Imagem: Deputados pedem inclusão de soldados sub judice na PM
Deputados pedem inclusão de soldados sub judice na PM
02/06/2009 - 09:59 Por: Edivaldo Bitencourt    Foto: Giuliano Lopes

Deputados estaduais defederam a inclusão de 123 aprovados no curso de formação de soldados sub judice na Polícia Militar de Mato Grosso do Sul. Requerimento apresentado pelo líder do Governo, deputado Youssif Domingos (PMDB), teve a adesão de cerca de 10 parlamentares.

Eles pedem ao governador André Puccinelli (PMDB), ao secretário estadual de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Francisco Brasil Jacini, e ao comandante geral da PM, coronel Geraldo Garcia Orti, a inclusão dos aprovados no curso e impedidos de assumir porque conseguiram o direito de participar do certame na Justiça.

Segundo Domingos, o Governo investiu na formação dos novos soldados, que receberam bolsa mensal de R$ 900 e mais os investimentos do poder público em formação e qualificação. Além disto, os candidatos abandonaram empregos e estão desempregados.

Líder do PR, Antônio Carlos Arroyo afirmou o Estado precisa de novos policiais e gastou com os novos alunos. Ele achou incoerente o Governo investir, precisar de mais policiais e não contratá-los.

Coronel Ivan (PDT) afirmou que a PM põe limite de idade, apesar da Constituição proibir esta discriminação. Ele defendeu a inclusão dos novos policiais até a conclusão do julgamento da ação pela Justiça.

Alguns alunos aprovados e sub judice acompanharam a sessão desta terça-feira no Plenário Júlio Maia. Domingos pediu a aprovação do requerimento na sessão de hoje.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.