Projeto de Rinaldo institui a Política Estadual da Saúde do Homem

Imagem: Deputado Professor Rinaldo
Deputado Professor Rinaldo
27/08/2009 - 09:55 Por: Edivaldo Bitencourt    Foto: Giuliano Lopes

Projeto de lei, apresentado pelo líder do PSDB, Professor Rinaldo, na sessão ordinária desta quinta-feira, institui a Polític aEstadual da Saúde do Homem. O objetivo é ampliar a consciência do homem quanto a fatores peculiares à saúde masculina, com especial ênfase à população com mais de 40 anos.

Outras finalidades são desmistificar procedimentos médicos estigmatizados por uma visão distorcida da condição masculina e educar o homem para que cuide de sua saúde e desenvolva o hábito de periodicamente se submeter a consultas médicas e a exames de controle.

A proposta prevê o desenvolvimento de programas de informação e educação para adolescentes, conscientizando-os acerca do problema da gravidez precoce e das doenças sexualmente transmissíveis, a fim de reduzir sua incidência; difundir informações sobre as consequências do uso de bebidas alcoólicas, da prática do tabagismo, bem como do uso de qualquer tipo de droga, para a saúde corporal e mental e para vida em família, na sociedade e no trabalho.

A Secretaria Estadual de Saúde deverá promover exames clínicos, como verificação de pressão arterial, glicemia e colesterol. Também deverá realizar campanha publicitária para alertar os homens sobre os principais problemas de saúde.

Justificativa - "Os indicadores relativos ao homem e às moléstias pertinentes à condição masculina revelam elevado grau de desconhecimento quanto às doenças que o acometem, suas causas, seus sintomas, a possibilidade de diagnóstico, tratamento, cura ou mitigação de consequências", justificou-se o parlamentar.

"Em geral, quando o homem vai ao médico, se já não é tarde, o estágio de evolução da moléstia já apresenta quadro de irreversibilidade ou já se constata a presença de sequelas evitáveis se a procura por atendimento se desse no tempo devido", alertou.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.