Comenda “Vespasiano Barbosa Martins” vai homenagear destaques na área da saúde

05/12/2012 - 14:27 Por: Fernanda França   

A deputada estadual Mara Caseiro (PTdoB) apresentou nesta quarta-feira (5) projeto de resolução criando a comenda “Vespasiano Barbosa Martins”. Ela será entregue às personalidades que se destacam na área de saúde de Mato Grosso do Sul.

A honraria, conforme a deputada, deverá ser entregue, preferencialmente, na semana do dia do médico, que é comemorado anualmente dia 18 de outubro.

Cada parlamentar poderá indicar até duas pessoas para receber a condecoração, que pretende reconhecer a dedicação com que esses profissionais cuidam das pessoas.

A comenda leva o nome do médico e político "Vespasiano Barbosa Martins", que além de médico, foi prefeito de Campo Grande por três vezes, governador da Revolução Constitucionalista de 1932 e senador por dois mandatos pelo Mato Grosso uno.

Seu grande sonho era a divisão do então Estado de Mato Grosso, o que foi concretizado em 1977.

Na época em que era senador, em 1936, Vespasiano Martins foi vítima de um atentado, que o feriu gravemente e ao senador João Vilas Boas. O crime foi encomendado por Mário Correia da Costa, então governador do Mato Grosso, incomodado pela crescente oposição da Aliança Mato-Grossense, grupo de políticos de oposição que tinha entre seus líderes justamente os senadores Vespasiano e Vilas Boas.

Ele foi alvejado por três tiros, um no braço esquerdo, um no ombro direito e outro na coxa, mas sobreviveu.

Em 1952, teve um enfarte que comprometeu grande parte de seu coração. Retirou-se da vida pública três anos depois, quando acabou seu último mandato como senador, e faleceu em janeiro de 1965, em Campo Grande.
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.