Picarelli propõe programa de assistência a professores de MS

Imagem: Deputado Maurício Picarelli, 1º vice-presidente da Assembleia, é autor da lei.
Deputado Maurício Picarelli, 1º vice-presidente da Assembleia, é autor da lei.
05/02/2013 - 12:27 Por: João Humberto    Foto: Giuliano Lopes

Promover o desenvolvimento de ações de melhoria da qualidade de vida dos profissionais que exercem funções pedagógicas nas escolas estaduais de Mato Grosso do Sul é a proposta do Programa de Assistência Psicofisio-laboral. O autor do projeto de lei, deputado Maurício Picarelli (PMDB), explica que a proposta visa o bem estar físico, mental e social dos professores da Rede Estadual de Ensino.

Conforme o projeto de lei apresentado pelo parlamentar na sessão desta terça-feira (5/2), algumas diretrizes devem ser seguidas, como: oferecimento de tratamento regular psicológico, em grupo ou de modo individualizado, com a finalidade de propiciar o bem estar emocional dos professores; promoção do acompanhamento da sua saúde física, por meio de avaliações ortopédicas e de fisioterapeutas, e oferecimento do tratamento necessário, para possibilitar sua manutenção em sala de aula.

De acordo com Picarelli, os tratamentos psicológicos, fisioterapêuticos e ortopédicos serão realizados por profissionais da saúde do quadro de funcionários da SES (Secretaria de Estado de Saúde), que também deve gerir o programa e editar, se necessário, normas complementares para sua execução.

Em relação às despesas decorrentes da implantação do programa, o peemedebista explica que elas correrão por conta de dotação orçamentária própria, suplementadas se necessário.

Alterar para permitir que tenha condições de exigibilidade de cumprimento. Para, por meio de emendas, melhorar. O assunto é importante, precisa ser debatido. Cabe criar medidas preventivas para que situações como essa não ocorram em MS.

“A psicologia escolar tem o objetivo de pensar a realidade da escola como um processo de construção coletiva. Já a fisioterapia objetiva avaliar, minimizar problemas, prevenir e curar as mais variadas disfunções, ajudando assim na melhoria da qualidade de vida desses profissionais”, declarou Picarelli.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.