Picarelli propõe política de combate e prevenção à dengue

Imagem: Política poderá ser divulgada a muitas pessoas, exigindo a adoção de medidas extremas, diz Picarelli.
Política poderá ser divulgada a muitas pessoas, exigindo a adoção de medidas extremas, diz Picarelli.
21/02/2013 - 12:20 Por: João Humberto    Foto: Giuliano Lopes

Devido aos índices alarmantes de casos de dengue registrados no Brasil, consequentemente em diversos municípios de Mato Grosso do Sul, principalmente Campo Grande, o deputado Maurício Picarelli (PMDB), vice-presidente da Assembleia Legislativa, apresentou um projeto de lei, na sessão desta quinta-feira (21/2), propondo uma política estadual de combate e prevenção à dengue.

O objetivo da política é orientar a população e impedir a propagação de epidemias de dengue nos municípios do Estado. Entre as diretrizes da proposta está a promoção de eventos e campanhas, visando à conscientização das pessoas para o risco da proliferação do mosquito Aedes aegypti e de suas consequências, em locais que concentrem intenso fluxo de pessoas, como escolas, universidades, creches, áreas de lazer etc.

Picarelli também explica que a política propõe a qualificação dos servidores estaduais da área da saúde para execução de ações de combate à dengue em municípios onde for constatada elevada incidência da doença. Execução de ações complementares, em caráter suplementar, quando constatada a necessidade de apoio à ação municipal, bem como a análise e divulgação de informações referentes aos indicadores de propagação da dengue nos municípios, completam a lista de diretrizes da política.

Segundo o autor da matéria, o Poder Executivo deve firmar parcerias com associações ou entidades que estejam envolvidas no combate à dengue, no sentido de cumprir as determinações da proposta. Por isso, também cabe ao governo, se necessário, editar normas complementares para a validação do projeto.

“A política estadual de combate e prevenção à dengue vai possibilitar que seja divulgada, cada vez mais a um maior número de pessoas, a urgência de se adotar medidas extremas. Ela também garantirá instrumentos complementares às ações municipais desenvolvidas, fazendo com que municípios e Estado trabalhem juntos nesse combate”, informa Picarelli.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.