Líderes comunitários serão homenageados em sessão solene

07/05/2013 - 09:48 Por: J. Silva - Foto Daniel Afonso   

A Assembleia Legislativa realiza nesta quarta-feira (8/5) sessão solene em homenagem aos líderes comunitários. Na solenidade serão homenageadas mais de 70 pessoas que exercem grande importância no dia a dia de suas comunidades, atendendo aos anseios dos moradores sob uma perspectiva de encaminhar problemas comuns para que sejam resolvidos pelos poderes públicos do Município, Estado e União.


O evento é proposto pelo deputado Cabo Almi (PT), autor do Projeto de Resolução apresentado em abril na Assembleia Legislativa, que criou a Medalha Francisco Vilson Vilharva Barros, com o intuito de homenagear líderes comunitários. O petista também é autor da lei 4.104 de 2011, que instituiu o Dia Estadual do Líder Comunitário, a ser comemorado em 25 de agosto.


Para Almi, é necessário homenagear as pessoas que trabalham incansavelmente e de forma voluntária pelo benefício de suas comunidades. “O líder comunitário, como agente social e político, é o elemento de ligação da comunidade com os poderes públicos. Na dinâmica social, é a peça de mobilização mais rápida no processo de solução dos problemas comunitários”, avalia. A sessão solene acontecerá no plenário Júlio Maia, a partir das 19h.

Medalha - A honraria leva o nome de Francisco Vilson Vilharva Barros porque, conforme Cabo Almi, o líder comunitário, nascido em Dourados, mas que morou em Campo Grande, onde criou a Associação de Moradores do bairro Dom Antônio Barbosa, representa a história de lutas de quem se dedica à causa.

Além de ficar por dez anos à frente da associação criada por ele, Fernando Vilson foi presidente do Conselho de Segurança do Anhanduizinho por oito anos, fundou a Federação dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública do Estado de Mato Grosso do Sul e foi membro da Diretoria da Confederação das Federações dos Conselhos de Segurança Pública do Brasil.

Barros exerceu ainda a profissão de radialista e funcionário público, sempre voltando os esforços para o trabalho comunitário. “Acredito que esta homenagem deve perpetuar a memória deste notável cidadão, que optou por dedicar sua história em busca e qualidade de vida para o povo e garantir o reconhecimento para quem, assim como ele, trabalha em favor da população”, defende Almi.
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.