Eduardo Rocha homenageia professora Bazé na Assembleia Legislativa de MS

Imagem:
11/12/2012 - 09:05 Por: Rose Rodrigues    Foto: Divulgação

O deputado estadual Eduardo Rocha (PMDB) homenageia hoje, com a comenda “Professor Comprometido” a pró-reitora de Ensino e Extensão da UNIGRAN, professora e doutora em Educação, Terezinha Bazé de Lima. Ela receberá a Comenda Mérito Legislativo de MS denominada "Professor Comprometido com a Educação Básica em MS", que será outorgada em sessão solene no dia 11 de dezembro às 19h na Assembleia Legislativa, plenário Júlio Maia, em Campo Grande.
A “Comenda Professor Comprometido” foi instituída pela Resolução nº16 de 03 de junho de 2012, por proposição da deputada estadual Mara Caseiro. “ Para mim foi uma surpresa muito grande, uma alegria. Agradeço ao deputado Eduardo Rocha pela indicação do meu nome. Com certeza divido essa alegria com toda minha família que sempre contribuiu com todos os meus projetos e ações. Estou muito feliz pelo reconhecimento”, disse a educadora. Em carta, a professora agradeceu ao deputado pela indicação e destacou a importância de receber este tipo de homenagem em vida.
Formada em pedagogia pela UFMS , Terezinha Bazé é natural de Três Lagoas. É especialista em Planejamento Didático e em Metodologia do Ensino Superior pela Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Penapólis – Estado de São Paulo. Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP.
Já graduada, iniciou sua carreira profissional como docente na educação infantil. Ingressou como professora de Ensino Superior na UFMS, na mesma unidade em que graduou. Atualmente, Terezinha Bazé de Lima é professora e pesquisadora do IESF- Instituto de Ensino Superior da FUNLEC/Campo Grande da UNIGRAN e da FUNDECT-MS com projeto de pesquisa aprovado na área da formação de professores.
Na UNIGRAN exerceu o cargo diretora da Faculdade de Educação e hoje é pró-reitora de Ensino e Extensão. Também é professora titular de Graduação e Pós Graduação em cursos presenciais e na educação a distância. Bazé também integra há 30 anos o grupo da OMEP/BR/MS, é presidente da OMEP/Dourados e secretária executiva da OMEP/Brasil.
Filha de ferroviário, a professora Bazé conta que se apaixonou pela educação ainda muito jovem, em casa. “Meu pai trabalhava com vários funcionários braçais na Noroeste do Brasil, que não eram alfabetizados. Ouvimos no rádio, quando eu tinha 15 anos, que teria uma capacitação para escola Mobral [Movimento Brasileiro de Alfabetização] e que as pessoas poderiam abrir as salas em casa. Meu pai era o professor de alfabetização e eu fui ajudante dele no processo de alfabetização de adultos ensinando minha mãe, as amigas e os ferroviários. Ali nasceu o meu desejo de ser professora”, narra a professora.

As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.