Deputado Eduardo Rocha se reúne com prefeitos e políticos para discutir demarcações de terras

Imagem:
06/05/2013 - 14:55 Por: Assessoria    Foto: Assessoria

O deputado estadual Eduardo Rocha participou na manhã desta segunda-feira, 06.05, da reunião entre prefeitos e parlamentares, no plenário da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), para discutir o processo de demarcação de terras no Estado e elaborar um documento que será encaminhado ao governo federal com o intuito de suspender as portarias da Funai (Fundação Nacional do Índio) que prevêem inclusive a demarcação de propriedades rurais tituladas.

As discussões antecedem a reunião desta quarta-feira (8) da Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados, que ouvirá explicações da ministra Gleisi Hoffmann (Casa Civil) sobre o processo de demarcação de terras consideradas indígenas no País.

O presidente da Assomasul, Douglas Figueiredo (PSDB), abriu o encontro falando sobre sua preocupação em torno desse tema. Já a prefeita de Eldorado e presidente do Conisul (Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento da Região Cone Sul de Mato Grosso do Sul), Marta Araújo, fez um apelo para que a classe política pressione o Congresso Nacional a fim de resolver a questão.

Também participaram os deputados federais Luiz Henrique Mandeta, Fabio Trad e Reinaldo Azambuja. Reinaldo afirmou que a situação é de insegurança jurídica muito grande. O parlamentar foi quem aconselhou o Conisul e a Assomasul a elaborarem um documento como forma de subsidiar a bancada federal na discussão em torno desse tema.

Em seu discurso Fábio Trad considerou afirmou que considera grave o envolvimento de órgãos internacionais, como ONGs (Organizações Não-Governanmentais) visando influenciar no processo demarcatório em detrimento da classe produtora do Estado.


As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.