Reitora da UFMS garante vestibular para medicina em Três Lagoas este ano

Imagem:
07/02/2014 - 14:22 Por: Rose Rodrigues    Foto: Assessoria

A reitora da UFMS, Célia Maria Silva Correa Oliveira garantiu ao deputado estadual Eduardo Rocha que será no final deste ano o vestibular para o curso de medicina em Três Lagoas. O deputado esteve em reunião com a reitora na manha desta sexta- feira e ela informou que dentro de 30 dias, no mês de março, será aberto o concurso para a contratação do corpo docente e administrativo que irá atuar no curso. Ela informou ainda que já foram iniciadas as obras de construção do prédio onde a faculdade será instalada e já receberam inclusive a visita de representantes do Ministério de Educação e Cultura.
O deputado Eduardo Rocha acompanha desde o inicio as negociações para a implantação do curso de medicina e de um hospital universitário em Três Lagoas, tendo inclusive ido a Brasilia junto com a prefeita Márcia Moura para agilizar o inicio das atividades do centro universitário. “ A implantação deste curso é uma grande vitória para Três Lagoas, que além de ganhar a faculdade, vai melhorar as condições de saúde, com um novo e moderno hospital público”, disse.
As aulas do curso de medicina devem começar no primeiro semestre de 2015, quando já estarão concluídas as obras do prédio. Já a construção do Hospital Regional é um projeto que está sob a responsabilidade da Prefeitura e será executado em parceria com o governo do Estado. O Projeto Pedagógico do curso de medicina em Três Lagoas vai atender aos objetivos propostos pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Medicina, formando um profissional integrado às necessidades e anseios da população.
De acordo com o projeto pedagógico, o curso de medicina, na modalidade graduação e ensino presencial em período integral, terá 60 vagas disponíveis por ano. O curso terá, no mínimo, 12 e, no máximo, 18 semestres. O meio de ingresso na faculdade de medicina será por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
O município de Três Lagoas, de acordo com a sistematização de atendimento médico do Estado de Mato Grosso do Sul, é polo de referência de toda região Leste e não conta com nenhuma estrutura de formação e capacitação de profissionais médicos. Além disso há um grande acesso aos serviços de pessoas da região que buscam não só as especialidades, como também, atenção primária.

O prédio será edificado em terreno que fica ao lado do Restaurante Universitário e do Anfiteatro, que estão em construção na área da unidade II da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).A empreiteira Engelec Engenharia Civil e Construções, de Campo Grande, foi a vencedora da licitação para construir o prédio da Faculdade, no valor de R$ 5.592.977,10. A empresa terá 12 meses para concluir a obra, a partir da assinatura da ordem de serviço,










As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.