População do Nova Lima recebe 400 geladeiras e reforma de sistema elétrico

24/03/2009 - 08:56 Por: Assessoria com informações do Notícias MS   

O governo do Estado, a Assembléia Legislativa e a Empresa Energética de Mato Grosso do Sul (Enersul) cumprem hoje (24) mais uma etapa do Programa de Eficiência Energética, ciclo 2008/2009. Às 08 horas acontece a entrega de mais 400 geladeiras para as famílias do bairro Nova Lima.

Com o objetivo central de racionalizar o uso da energia e orientar para o consumo consciente, o programa prevê a substituição de geladeiras antigas por aparelhos novos que consomem menos energia.

No bairro Nova Lima, além da doação das 400 geladeiras, foram trocadas 4 mil lâmpadas e substituídas as instalações elétricas de 800 residências. Antes de promover essas melhorias, técnicos da Enersul percorreram a região realizando triagem e palestras com os moradores. Nessas reuniões foram esclarecidas as condições para participar do programa e também repassadas dicas de economia de energia e de cuidados no manuseio das instalações elétricas.

Conforme o deputado estadual Marcio Fernandes (PSDB), esse programa é muito importante para conscientizar população sobre o racionamento de energia “Além da população evitar o desperdício, contribuindo no fator ambiental, a população também terá gastos menores referente a conta de energia” analisa.

Para o ciclo 2008/2009 do programa, que começou em julho do ano passado e segue até julho deste ano, a Enersul vai promover a substituição de 12.050 lâmpadas incandescentes pelos modelos fluorescentes (lâmpadas frias) que consomem menos energia, irá ainda doar 1.205 geladeiras com o selo Procel de eficiência e trocar a instalação elétrica de 2.410 residências. Entre as localidades beneficiadas (um total de 15 bairros) nove estão localizados na Capital, três em Corumbá e três em Anastácio.

Com essas medidas, as famílias atendidas terão condições de economizar de 25 a 50 por cento nas contas de luz. O ciclo atual do Programa de Eficiência Energética conta com um orçamento de R$ 4,8 milhões, sendo R$ 3.059.573,54 destinados às ações desenvolvidas com os consumidores da Classe Residencial/Subclasse Baixa Renda.

Em Campo Grande já foram contemplados nesta etapa os bairros Santa Mônica, Vivendas do Parque, Jardim Panorama e Itamaracá. Além do Nova Lima, famílias da Vila Portal do Lago, Jardim Fluminense e Inápolis.
Critérios

Para ser contemplada, a unidade consumidora precisa estar classificada como de baixa renda, com a média de consumo nos últimos três meses entre 80 e 220kwh/mês; estar sem débito com a concessionária; não ter indícios de fraude no padrão de medição e a geladeira classificada como condenada, segundo avaliação dos técnicos do programa.

Na troca, o refrigerador condenado é recolhido e encaminhado para um processo de reciclagem, realizado por uma empresa certificada em Paulínia (SP). O mecanismo consiste num processo industrial que desmonta o refrigerador condenado e reutiliza cada uma das peças na manufatura de novos produtos dentro de um ciclo de reciclagem 100% sustentável.

Serviço

A solenidade de entrega das geladeiras está marcada para as 08 horas desta terça-feira (24), na SIRPHA – Sociedade de Integração e Reabilitação da Pessoa Humana – Rua Luxo, 125 – Bairro Nova Lima.

Após o evento, o governador André Puccinelli assina, às 10 horas, o decreto que vai reduzir em 60% a TMF (Taxa de Movimentação Florestal) para comercialização do carvão vegetal produzido no Estado.
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.