MS poderá ter Semana Estadual de Prevenção e Combate ao Câncer de Pele

Imagem: Número de casos de câncer de pele tem aumentado no Brasil
Número de casos de câncer de pele tem aumentado no Brasil
13/02/2014 - 09:35 Por: Wanessa Derzi    Foto: Marco Miatelo

Foi aprovado em segunda votação nesta quarta (12), projeto de lei que visa incluir a Semana Estadual de Prevenção e Combate ao Câncer de Pele no Calendário Oficial de Eventos de Mato Grosso do Sul, a ser realizada anualmente na semana em que estiver inserido o dia 24 de novembro.
Segundo o autor do projeto de lei Nº 0179/13, deputado estadual Marcio Fernandes (PTdoB), a meta é levar informação para o maior número de pessoas possíveis. “É uma maneira de chamar a atenção da população através de ações, nesta semana poderemos prevenir e conscientizar sobre essa doença que a cada ano tem sido mais preocupante”
Outra lei ligada ao câncer de pele, de autoria também do parlamentar foi a Lei Nº 3.495, onde o protetor solar e seus similares passaram a ser considerados de cosméticos para medicamentos, com fins de tratamento tributário, passou da incidência de 60% MVA (Margem de Valor Agregado) para 33,05% alíquota interna e 38,24% na alíquota interestadual. Regulamentada no dia 27 de agosto de 2013, muitas farmácias e empresas tem repassado esse reajuste aos clientes, as que ainda não repassam esse desconto, devem ser cobradas pela própria população.
Câncer de Pele - Segundo um estudo divulgado no final de 2013 pelo Ministério da Saúde, em 2014 podem ser diagnosticados 576.580 novos casos de câncer no Brasil, frente aos 519 mil de 2012.
O Câncer de pele tem como principal causa a exposição excessiva aos raios ultravioleta, sem proteção. Conforme padrão estabelecido pela OMS (Organização Mundial da Saúde), o IUV (índice ultravioleta), na escala de 1 a 2 é considerado baixo, de 3 a 5 é apontado como moderado, de 6 a 7 são altos, entre 8 e 10 são considerados muito alto, enquanto os superiores a 10 são apontados como extremos. Mato Grosso do Sul é um dos estados que tem um dos maiores índices de raios solares, é o que afirma a médica especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, Dra. Melina Quintella. “O índice ultravioleta em Mato Grosso do Sul, está numa média de 13 a 15, é muito alto, e sim, o protetor solar é fundamental para proteger a pele das consequências da exposição solar”, afirma Dra. Melina Quintella, CRM-MS 4167.
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.