Programa Leite Forte entrega equipamentos aos produtores

Imagem: Mato Grosso do Sul está em 15º lugar em relação a produção de leite.
Mato Grosso do Sul está em 15º lugar em relação a produção de leite.
25/03/2014 - 11:06 Por: Wanessa Derzi    Foto: Marco Miatelo

Durante o Encontro Regional dos Produtores de Leite, o governador André Puccinelli entregou nesta segunda (24), através do Programa Leite Forte, equipamentos para fortalecer a cadeia produtiva, segundo a secretária de Produção, Tereza Cristina Dias, atualmente o Estado produz 1,6 milhões de litros por dia, a meta é dobrar este número e também a qualidade do leite.

O aparato aos produtores já havia sido solicitado ao Governo do Estado, pelo deputado Marcio Fernandes (PTdoB), através de indicação, ao ser procurado por produtores de leite que reivindicaram recursos e valorização do trabalho. “Investir nos produtores de leite é investir na economia de Mato Grosso do Sul, que possamos alavancar cada vez mais essa cadeia produtiva”, diz o deputado.

Foram entregues 150 ordenhadeiras mecânicas, 500 kits de irrigação, 78 resfriadores de leite, 56 carros e 20 motocicletas. Além da parte estrutural, a preocupação é também capacitar os produtores, sendo assim, 100 técnicos já foram treinados pela Embrapa Gado de Leite para oferecer capacidade técnica.
Um dos técnicos que participou do treinamento, o zootecnista Robson Pereira, contou sua experiência. “Foram 12 dias confinados, me surpreendi com tudo que descobri nesses dias, tivemos uma carga de informação muito grande para utilizar na linha de frente, agora é repassar”, explicou o zootecnista.

No total foram beneficiados 51 municípios, e durante o evento foi ressaltado pelo governador André Puccinelli, que os 28 que faltaram ser contemplados serão atendidos, e disse publicamente que autorizou a Seprotur atender as demais cidades.

Uma caravana de 40 produtores de Inocência estiveram presentes, entre eles o secretário de desenvolvimento econômico e turismo do município, Govano Prado que resaltou o estímulo oferecido através do Programa Leite Forte. “Acreditamos nesse projeto, esperamos que em um ano dobre a produção e que possamos ter um produtor mais consciente que preze pela qualidade”, diz o secretário.
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.