Picarelli faz balanço positivo de ações realizadas no 1º semestre de 2013

Imagem:
01/08/2013 - 16:32 Por: Janaina Garcia    Foto: J. Garcia

Vice -presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, o deputado estadual Maurício Picarelli (PMDB) faz uma avaliação positiva dos trabalhos executados peor ele na Casa de Leis neste primeiro semestre de 2013. Neste ano, de janeiro a julho, ele apresentou mais de 350 expedientes , entre elas, indicações para a melhoria de várias regiões da Capital e interior do Estado, a maioria delas já atendidas; e oficios como, a solicitação de medidas emergenciais à Promotoria de Justiça do Meio Ambiente em relação à mortandade de peixes nas águas do Rio Verde, no Município de Água Clara/MS.

Projetos - No ranking dos parlamentares que mais propuseram projetos de lei nos dois últimos anos, Picarelli ainda neste primeiro semestre, apresentou propostas consideradas importantes para a população, cujos assuntos variam: saúde à educação, acessibilidade, assistência social e segurança, como o seu projeto que cria a política de combate e prevenção a dengue que agora passa a se tornar lei através do nº 4.361 , estabelecendo uma parceria importante entre o Estado e o Município.

Sem falar do seu projeto “Teste da Linguinha” que também passa a ser obrigatório em todo o Estado por meio da lei 4.371, publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) no dia 04 de junho de 2013. A finalidade é diagnosticar precocemente problemas na sucção durante a amamentação, mastigação e a fala.

Outra grande vitória do parlamentar é a questão do seu trabalho efetivo para estudantes e profissionais da educação. Depois de muito lutar, Picarelli conseguiu que seu projeto de lei que cria o programa de assistência para professores do Estado fosse sancionada.

Agora os professores da rede estadual de ensino de Mato Grosso do Sul ganharam o direito ao acompanhamento psicológico e fisioterapêutico. A medida esta prevista no programa de assistência Psicofísico-laboral, através da Lei n° 4.382,publicada no Diário Oficial do dia (17/7/2013).

Pela proposta, os professores terão tratamento regular psicológico, para garantir o bem estar emocional, além de acompanhamento da sua saúde física, por meio de avaliações ortopédicas e de fisioterapeutas, e oferecimento do tratamento necessário, para possibilitar a sua manutenção em sala de aula.

Os tratamentos psicológicos, fisioterapêuticos e ortopédicos serão realizados por profissionais da saúde do quadro de funcionários da SES (Secretaria Estadual de Saúde). 

A proposta foi apresentada por duas vezes e chegou a ser vetada pelo governador André Puccinelli, mas o veto foi derrubado pela Assembleia Legislativa.

Autor de mais de 200 leis sancionadas, Picarelli diz que para o segundo semestre apresentará novos projetos de lei focados na saúde , educação e social, realizará audiências publicas beneficiando unicamente a população e por fim continuará percorrendo os bairros e o interior do Estado para levar progresso e mais qualidade de vida. “Acredito que as manifestações de apoio e carinho dos eleitores são provas de que o trabalho deve sempre continuar. “ Isso é exercer a cidadania”, enfatizou 
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.