Picarelli questiona Semadur sobre a coleta seletiva e recebe esclarecimentos

Imagem: Deputado alega que as pessoas precisam dessas informações para o bem da sua saúde
Deputado alega que as pessoas precisam dessas informações para o bem da sua saúde
02/07/2015 - 09:57 Por: Janaina Garcia    Foto: Roberto Higa

Os pedidos de ofícios e requerimentos enviados pelo deputado estadual Maurício Picarelli (PMDB), solicitando da empresa concessionária Solurb Soluções Ambientai, informações a respeito do local de descarte de materiais recicláveis e duráveis, pelos cidadãos de Campo Grande, foi atendido esta semana pela prefeitura da Capital com, com resposta da Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano), informando apenas sobre o processo de coleta do lixo reciclável.

Picarelli explica que o envio do ofício 29/2015 pedindo esclarecimentos à empresa Solurb, contratada pela prefeitura em 2012 para operar os serviços de coleta seletiva de lixo em alguns bairros, se faz necessário em razão de muitas denúncias efetuadas, desde o fim do ano passado, por moradores que reclamavam da falta de local e horário adequados para o descarte de materiais, tanto os recicláveis quanto aqueles que não mais têm utilidade como geladeiras, fogões, armários, dentre outros.

Em resposta, a Semadur, por meio do secretário Heitor Pereira de Oliveira, afirmou que as informações sobre a execução da coleta seletiva são de responsabilidade da Solurb. No entanto, citou que, paralelamente, a prefeitura de Campo Grande constituiu um grupo de trabalho para a organização e acompanhamento da transição do lixão para a Usina de Tratamento de Resíduos.

A prefeitura, por meio da Semadur, esclarece ainda que, a expansão do processo da coleta seletiva está sendo implementada de forma a envolver todos os segmentos da sociedade. Segundo a Secretaria, atualmente são 11 bairros atendidos, abrangendo aproximadamente 32 mil domicílios, contudo, o órgão encontra-se trabalhando no processo de atualização e elaboração ao novo plano de coleta, para que seja definida a expansão do processo aos bairros e novos pontos.

“As pessoas necessitam dessas informações para o bem de sua saúde. A partir desses esclarecimentos dados pela Semadur, esperamos que providências sejam tomadas o quanto antes e que esta importante ação que, segundo eles, está sendo desenvolvida não seja tão burocrática. A população não pode mais sofrer com esta situação”, diz Picarelli.

É importante registrar que a Semadur informou que os locais de entrega voluntária que estão em funcionamento e que recebem materiais recicláveis são Rede Comper de Supermercados e para coleta de óleos de cozinha o Mercadão Municipal e a Feira Central.

Até o momento, a Solurb, por meio do superintendente Lucas Potrich Dolzan, não informou qual o local e o horário para descarte de lixo de materiais duráveis, contudo foi disponibilizado apenas o telefone 08006471005.
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.