Picarelli quer acessibilidade a portadores de necessidades especiais em feiras livres

Imagem:
15/07/2015 - 16:17 Por: Janaina Garcia    Foto: Giuliano Lopes

Buscando melhorar as condições de acesso às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, que moram em Mato Grosso do Sul, o deputado estadual Maurício Picarelli (PMDB) apresentou na sessão desta quarta-feira (15/7), na Assembleia Legislativa, projeto de lei que ampliou os locais que devem garantir adaptações de espaço adequado aos portadores de deficiência físico-motora.

A proposta que altera o art. 1º da Lei 4.314 de 08 de janeiro de 2013, que dispõe sobre a obrigatoriedade de adaptação de cinemas, teatros, auditórios, casa de shows, igrejas, restaurantes, bares e similares aos portadores de necessidades especiais passa a viger agora em locais como feiras - livres, tendo em vista, o grande número de pessoas que transitam nesses locais, principalmente nas áreas de alimentação, e que não dispõe de locais adaptados para acomodação de cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida." Esse projeto tem como escopo aprimorar a finalidade e ampliar os objetivos desta Lei. ", disse

O autor do projeto, o deputado estadual Mauricio Picarelli frisa que para o deficiente físico ter uma boa acessibilidade, precisa contar com infraestrutura nesses lugares. Assim terá suas necessidades atendidas, de acordo com as Normas de Acessibilidade à edificações, mobiliários, espaços e equipamentos urbanos, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) NBR 9050.

“Os desafios vencidos todos os dias pelos portadores de deficiência são muitos. É importante que a sociedade se prepare e adapte as necessidades desses cidadãos nas áreas da saúde, educação, transporte, mercado de trabalho , esporte e lazer”, finaliza o peemedebista, lembrando que Mato Grosso do Sul é exemplo de acessibilidade, cidadania e respeito com as pessoas portadoras de deficiência.
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.